Inaugurada pavimentação da SC-112 no Planalto Norte

·
Atualizado há 9 anos

rionegrinho-inauguraXXao-sc
(Foto: Jaqueline Noceti / Secom).

A inauguração da pavimentação da SC-112, em Rio Negrinho, no Planalto Norte, foi nesta sexta-feira, 24, na localidade de Corredeiras, no distrito de Volta Grande, com a presença do governador Raimundo Colombo.”Ao concluir essa obra o Estado cumpre seu papel de promover o desenvolvimento harmonioso, aquele que garante oportunidades iguais a todos os catarinenses. É esse povo que faz do nosso Estado essa potência socioeconômica”, disse o governador ao destacar o bom desempenho de Santa Catarina na geração de empregos e na produção agrícola.

O trecho de 22 quilômetros recebeu um investimento de mais de R$ 50 milhões do Governo do Estado, por meio do programa Pacto por Santa Catarina. É o trajeto que o auxiliar de veterinária, Elcio Carvalho Rocha, utiliza com frequência para trabalhar. Segundo ele, as viagens interrompidas por causa das más condições da estrada e as dificuldades para ter acesso às propriedades rurais ficarão na lembrança. “Acabou aquele tempo em que qualquer chuva deixava a estrada intransitável, a realidade agora é outra e será fundamental para o desenvolvimento da nossa região”, avalia.

A construção da SC-112 contempla a implantação de pistas simples, com sete metros de largura e acostamentos de um metro e meio. Já para os usuários do transporte público, são 28 paradas de ônibus. O trecho também conta com interseções de acesso ao aterro sanitário e às comunidades de Posto Castilho, Rio dos Bugres e Volta Grande. A obra vai beneficiar uma comunidade de mil famílias.

A pavimentação do trecho Volta Grande – Rio Negrinho é parte da integração que o Governo do Estado pretende construir levando o asfalto até a SC-477, que será implantada entre os municípios de Doutor Pedrinho e Papanduva. A partir daí, o Planalto Norte estará ligado ao Vale do Itajaí. “Será uma alavanca de progresso para uma região que estava aquém no desenvolvimento, levando em consideração todo o dinamismo econômico fomentado, especialmente, pelos setores têxtil e naval desenvolvidos no Alto Vale”, projeta o governador.

Asfalto vai ajudar nos negócios

Com o asfalto passando na frente de casa, a rotina de Dona Rose Maros vai mudar. A moradora do distrito de Volta Grande, disse que já havia abandonado o sonho de ter um negócio próprio, por morar em um local de difícil acesso, mas recebeu uma nova oportunidade, agora, com a pavimentação da SC-112. “Eu que vi meus filhos saírem de casa em busca de emprego, vou poder investir na minha propriedade e montar meu próprio comércio, como sempre sonhei”, comemora.

Expandir os negócios é mesmo o que espera o dono de uma empresa de papel e celulose que tem uma unidade de produção instalada em Volta Grande. Desde o início das atividades foi preciso administrar os prejuízos provocados pelos transtornos da estrada de barro. Atrasos na entrega de encomendas, gastos extras com a manutenção de veículos e desgastes no relacionamento com os clientes faziam parte da rotina dos trabalhadores.

Na unidade de Volta Grande é produzida toda a matéria-prima que abastece a empresa que fica em Rio Negrinho. A produção diária corresponde a 100 toneladas que são transformadas em toalhas de papel e papel higiênico. A celulose gera 500 empregos diretos.

“Com o asfalto, ganhamos agilidade, economia nos gastos com o transporte e a garantia de que vamos poder honrar nossos compromissos. É um momento de muita alegria e satisfação”, afirma o diretor da empresa, Márcio Bona.

Outras obras de infraestrutura viária no Estado

O Pacto por Santa Catarina prevê um investimento de mais de R$ 3 bilhões para o setor de Infraestrutura. Estão contempladas obras como construção de elevados, pontes e viadutos, melhorias em portos e aeroportos. A maior parte dos recursos é destinada a implantação, restauração e manutenção da malha viária do Estado.

Atualmente, 168 obras estão em execução em diversas regiões, destas, a maioria em rodovias catarinenses. Os trabalhos envolvem ampliação e duplicação, restauração, revitalização e correção de pontos críticos – apontados como locais onde mais ocorrem acidentes. Ao todo, em Santa Catarina, 61 rodovias estão sendo implantadas ou pavimentadas.

Só na região Norte, o Governo do Estado já concluiu obras como o novo acesso ao Porto de Itapoá; pavimentação do binário do Vila Nova, em Joinville; acesso à Praia do Ervino; pavimentação da Rua Anélio Nicocelli, em Jaraguá do Sul e a perimetral de Porto União. Estão em andamento na região as pavimentações do Contorno Viário de Garuva à BR-101 e outras pavimentações urbanas em ruas de Joinville.

“Infraestrutura adequada é um atrativo para novos investimentos, e, é isso que o Estado quer oferecer a esta região, as condições para que o Planalto Norte possa se desenvolver e contribuir para o bom desempenho dos indicadores socioeconômicos de Santa Catarina”, diz o secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker.

Também participaram da inauguração da SC-112, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, deputados estaduais, prefeitos e vereadores da região, e os senadores da República, Luiz Henrique da Silveira e Dário Berger.