Irati irá identificar limites territoriais em estradas do interior

·
Atualizado há 6 anos

A Prefeitura de Irati concluiu trabalho de caracterização de suas áreas situadas sob limite territorial de municípios. O processo tem como finalidade obter um banco de dados preciso, que possibilite reconhecer todos os limites territoriais, ou seja, ter conhecimento exato de onde acaba a área pertencente a Irati e onde inicia a de outro município.

Entre outros motivos, a medida quer buscar uma adequação dos moradores destas regiões com relação às suas situações cadastrais, e estabelecer a real responsabilidade com relação a manutenção de estradas e áreas rurais de todo o interior.

Com base nisso, desde setembro do ano passado, a Secretaria de Agricultura de Irati se encarregou da tarefa. O engenheiro florestal Juliano Bernardes, responsável técnico pelo trabalho, utilizou dados atualizados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) como base dos limites territoriais do Município de Irati e seus confrontantes: Imbituva, Prudentópolis, Guarapuava, Inácio Martins, Rio Azul, Rebouças e Fernandes Pinheiro.

Os pontos onde as estradas rurais cruzam este limite de território foram identificados através de imagens de satélite, totalizando 71 locais. Estes locais foram posteriormente visitados a campo, com o auxílio de um GPS, e demarcados individualmente. Famílias e proprietários situados aos redores destes pontos foram comunicados do levantamento.

Ao concluir a visita a todos os pontos limítrofes, totalizou se 1.740 km percorrendo estradas do interior. Também se chegou à conclusão de que 90% dos limites de município não estão devidamente identificados e grande divergência entre a população em reconhece-los.

A próxima etapa será a instalação de placas padrão, medindo 1,40m por 70cm, indicando a divisa entre os respectivos municípios confrontantes, identificando cada local, nas duas direções da estrada. A colaboração dos moradores para o zelo das mesmas será fundamental, considerando-se que este trabalho é em prol da própria população.