Irineópolis: Lixo reciclado é lixo premiado

Programa irá distribuir vídeo games, tablets e celulares, além de uma viagem para o Parque Beto Carrero e uma TV para a escola que mais arrecadar

lixo-irineopolis-projeto
(Foto: Divulgação).

As pesagens e o recolhimento de lixo reciclável para o Programa Lixo Reciclado é Lixo Premiado estão sendo realizadas em todas as escolas da rede municipal de ensino e mobilizado alunos, professores e pais de todo o município.

Para o Secretário de Administração Sidnei Wagner, que tem acompanhado e ajudado na coordenação do Programa, é uma satisfação poder falar sobre o andamento deste Programa que já tem sido um sucesso total. “Em nome da Administração agradeço a colaboração das diretoras, dos professores e principalmente dos pais e alunos que realmente entenderam a ideia e tem levado o lixo limpo”, comentou.No dia 18 de julho haverá um evento de encerramento da primeira fase do Programa onde será feito o sorteio dos prêmios, além de atrações como encenações teatrais e filmes para motivar ainda mais os alunos.

O programa

Instituído com o objetivo de estimular a coleta seletiva e participativa do lixo doméstico no município, o programa irá distribuir vídeo games, tablets e celulares, além de uma viagem para o Parque Beto Carrero e uma TV para a escola que mais arrecadar.

O projeto inédito em toda a região foi criado por meio de um Projeto de Lei da Secretaria de Administração e do prefeito Juliano Pozzi Pereira, em parceria com as Secretarias de Educação, de Saúde e de Infraestrutura do município de Irineópolis.

Como funciona

Para participar dos sorteios os alunos estão recebendo um cupom para cada dois quilos de lixo seco (potes e latas, garrafas e recipientes de vidros, pets, frascos, papeis, papelões, plásticos). Serão premiados os cupons em sorteio manual, considerados somente aqueles devidamente preenchidos.

A coleta do lixo será feita até o mês de dezembro de 2014 a cada mês, em data previamente definida e divulgada junto à comunidade escolar. Serão realizados dois sorteios, sendo um no final do 1º semestre e outro no final do 2° semestre ou no término do ano letivo em cada escola no qual serão contemplados três ganhadores por escola. No encerramento do programa no ano letivo de 2014, também será premiada a classe e a escola que contar com o maior peso per capita de lixo seco entregue.

Além de dar prêmios, o Programa trabalha a conscientização das crianças na escola e já está acontecendo desde o ano passado, por meio de atividades pedagógicas dentro e fora das salas de aula.

Andamento

Todo material recolhido está sendo entregue a Unidade de Triagem e Compostagem de Lixo (UTC), na qual a Associação de Catadores Bom Jesus a triagem e posteriormente venda para a reciclagem. Desta forma, além de trabalhar a conscientização ambiental, o projeto auxilia na geração de renda para as famílias que trabalham com a reciclagem no município.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta