João Roque Santos: “Minha paixão por aviação”

Ele é o renomado piloto do Transporte Aéreo Português (TAP). Sua história foi narrada recentemente para o Programa Momento da Educação, da Super Rádio Difusora União

·
Atualizado há 7 anos

Reportagem sobre Terapia de grupo da TAP Ganhar Asas, Lx.
João Roque Santos, comandante da TAP. (Foto: Arquivo pessoal)

“Eu morava perto de um aeroporto. Foi lá que meu sonho começou. Senti no meu coração que eu queria ser piloto de avião. Naquele momento ocorreu um amor mútuo pela profissão e pela máquina.  Nada veio fácil. Estudei e muito. Dediquei a minha vida para a carreira da aviação. E hoje estou muito realizado profissionalmente, em especial pela minha paixão por aviação”.

A narrativa é de João Roque Santos, piloto e comandante internacional do Transporte Aéreo Português (TAP). Sua história foi partilhada recentemente durante o Programa Momento da Educação, da Super Rádio Difusora União, apresentado pelo Professor Aluízio Witiuk.

A entrevista teve tom descontraído. O português de João, língua oficial de Portugal, se misturou com os demais sotaques assimilados ao longo de sua carreira na aviação, o qual já percorreu por diversas cidades do mundo.

De acordo com renomado piloto, sua história foi baseada em estudos, pois aprender a pilotar exige dedicação e muitas horas de voo para trabalhar em grandes companhias. “Eu sempre ambicionei este cargo e cá estou. O empenho é necessário para conseguir terminar o curso e enfrentar um mercado competitivo”, afirma.

Piloto em União da Vitória

João está de férias. Sua vinda à União da Vitória foi mediada pelos familiares do jovem Guilherme Senff, amante da aviação. Seu interesse pelo assunto, despertou uma amizade com João pelas redes sociais. O sonho de Guilherme também é ser piloto. João então esteve em abril em nossa cidade onde também ministrou palestra para os acadêmicos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Na ocasião, ele falou sobre o funcionamento das aeronaves, simuladores de voo e a história da aviação. Está não é a primeira vez que João vem à União da Vitória.

Pilotar é uma indescritível

João nasceu na Angola. Mais tarde, em razão do processo de descolonização, ocorreu a necessidade de João e seus familiares de se refugiarem em Portugal. O sonho de pilotar avião foi com ele. A convicção em atuar com a aviação já veio aos 3 anos de idade. João contabiliza hoje 16.070 mil horas de voo como piloto – sem contar as horas sobrevoadas como passageiro. Ele tem tudo contabilizado na caderneta de voo, que é uma regra estabelecida pela TAP.

Qual o transporte mais seguro?

João assegura que é o avião. Mas não é somente ele que acredita nisso. Uma pesquisa da Condé Nast nos Estados Unidos, o avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, perdendo apenas para o elevador. A chance de morrer em um acidente aéreo é de apenas uma em 8 milhões.

Prazer de voar

Para João não existe feriado ou finais de semana. Porém, essa rotina para ele não é um sacrifício. De acordo com ele, todo esforço é recompensado pelo prazer de voar.

TAP

Fundada em 14 de março de 1945 com o nome Transportes Aéreos Portugueses, é a companhia aérea de bandeira portuguesa, com sede em Lisboa e hub no Aeroporto Humberto Delgado, Santa Maria dos Olivais, Lisboa.