Jornal O Comércio comemora 81 anos de história

·
Atualizado há 12 anos

Em cada edição, o registro dos fatos faz com que o jornal imortalize as narrativas e construa um acervo documental. É assim que o jornal O Comércio tem contribuído com a história de Porto União, União da Vitória e toda a região há mais de 81 anos. Fundado em 11 de junho de 1931, pelo professor e jornalista Hermínio Milis, teve muitos problemas no seu início por conta do regime militar da época. Eram muitas ameaças de fechamento e pouco mais de seis meses de lançar o jornal, o jornalista Hermínio Milis foi preso e mandado para a cidade de Florianópolis. Sua garra, competência e luta fez com que ainda em maio de 1932 ele reabrisse o jornal.

Nessa época, o jornal era impresso com apenas oito páginas, dividido em quatro colunas, com tipos grandes no corpo do texto. Foi nesse ano que o jornal recebeu seu primeiro anúncio publicitário. O cliente era as “Casas Pernambucanas”. A propaganda era paga, com um layout diferente para os dias de hoje, mas muito empregado na época: molduras, letras em caixa alta e texto acessível.

Durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), o jornal teve muitas dificuldades para circular, pois o papel estava em falta. Mesmo assim, ele se manteve e conservou sua impressão.

Em 1950 o periódico teve uma primeira grande mudança no projeto editorial.  Começa a ser impresso no tamanho standard e com 12 páginas. No decorrer do tempo, a demanda de notícias que chegava para a redação foi crescendo e a consequência foi o aumento das páginas. A composição do jornal foi feita manualmente até 1972 e a impressão com linotipos começou a ser usada em 1973. Somente em 1986, começaram a ser usadas máquinas off-set e o jornal era impresso nas gráficas do Jornal Indústria e Comércio, em Curitiba. Em 1988, O Comércio modernizou sua redação e diagramação e começou a usar computadores para todas as funções. No ano seguinte, o jornal passa por sua segunda grande mudança gráfica e editorial.

Atualmente, o jornal O Comércio é impresso no tamanho tablóide (250 x 350 mm), divididos em cinco colunas. Possui linha editorial baseada na ética e na informação com qualidade e respeito com o leitor. A logomarca do jornal é formada basicamente por letras, destacando o nome do jornal: O Comércio.