Nesta terça-feira, 12, todos os aplausos são para as pessoas que ajudaram e ajudam a construir a nossa vida real nas páginas do jornal O Comércio. Neste dia o Jornal completa 82 anos de trabalho feito com comprometimento, respeito e principalmente, paixão. Eternizando em palavras e imagens O Comércio é o senhor da vida.
Nossa história …
Fundado em 11 de junho de 1931, pelo professor e jornalista Hermínio Milis, teve muitos problemas no seu início por conta do Regime Militar da época. Eram muitas ameaças de fechamento e pouco mais de seis meses do lançamento do jornal, o jornalista Hermínio Milis foi preso e mandado para a cidade de Florianópolis. Sua garra, competência e luta fez com que ainda em maio de 1932 ele reabrisse o jornal.
Nessa época, O Comércio era impresso com apenas oito páginas, dividido em quatro colunas, com tipos grandes no corpo do texto. Foi nesse ano que o Jornal recebeu seu primeiro anúncio publicitário. O cliente era as “Casas Pernambucanas”. A propaganda era paga, com um layout diferente para os dias de hoje, mas muito empregado na época: molduras, letras em caixa alta e texto acessível.
Durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), o jornal passou muitas dificuldades de circulação, pois o papel estava em falta. Mesmo assim, ele se manteve e conservou sua impressão.
Em 1950 o periódico teve uma primeira grande mudança no projeto editorial. Começa a ser impresso no tamanho standard e com 12 páginas. Ao decorrer do tempo, a demanda de notícias que chegava para a redação foi crescendo e a consequência foi o aumento das páginas. A composição do Jornal foi feita manualmente até 1972 e a impressão com linotipos começou a ser usada em 1973. Somente em 1986, começaram a ser usadas máquinas off-set e o jornal era impresso nas gráficas do Jornal Indústria e Comércio, em Curitiba. Em 1988, O Comércio modernizou sua redação e diagramação e começou a usar computadores para todas as suas funções. No ano seguinte, o Jornal passa por sua segunda grande mudança gráfica e editorial.
Atualmente, o jornal O Comércio é impresso no tamanho tablóide (250 x 350 mm), divididos em cinco colunas. Possui linha editorial baseada na ética e na informação com qualidade e respeito com o leitor. A logomarca do jornal é formada basicamente por letras, destacando o nome do jornal: O Comércio.
Quem faz o jornal O Comércio
Após tantas histórias fica fácil de entender a tradição de O Comércio. Hoje o Jornal conta com sete colaboradores, Therezinha Wolff; Vilson José Kotviski; Odilon Muncinelli; Brittes Antonio Brittes; Ledinildo Azevedo Ledo de Melo; Marcelo Maltauro e Renan Machado.
Além de quatro jornalistas, Jair Piloto Nunes, Jaqueline Castaldon, Ricardo Silveira e Wannessa Stenzel e três trainees em jornalismo e publicidade Bruna Kobus; Raissa Javarini e Renan Senff.
O Comércio também conta com a direção executiva de Caíque Agustini, direção geral de Sitamar Dalmas, gerência de Thaís Ell e editor de conteúdo Eduardo Carpinski .
Mas acima destes estão vocês, os leitores, que nos mantém sempre no foco da informação com responsabilidade e nos motiva às melhores mudanças, sempre.