Mais de 100 mil propriedades rurais catarinenses foram registradas no Cadastro

·
Atualizado há 9 anos

De acordo com o relatório de acompanhamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mais de 100 mil imóveis rurais foram cadastrados no Estado. O registro é obrigatório e deve ser feito até dia 6 de maio. “Tivemos um crescimento significativo em 2015, 156% cadastros a mais que no ano anterior. Este é resultado de um trabalho que estamos fazendo, divulgando a importância do cadastramento”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

O CAR é uma base de dados que integra todas as informações ambientais das propriedades e posses rurais em âmbito nacional. Caso o registro não seja efetuado, o proprietário ou posseiro sofrerá restrições de direitos, como o impedimento de venda, transferência, doação, desmembramento e unificação do imóvel rural e a restrição do acesso a financiamentos bancários.

“O cadastro facilitará a vida do proprietário rural que pretende obter licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade acontecerá por meio da inscrição e aprovação do CAR”, explica o diretor de Saneamento e Meio Ambiente da SDS, Luiz Antonio Garcia Corrêa.

Além da SDS, participam do grupo de trabalho do CAR em Santa Catarina as Secretarias de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), da Casa Civil (SCC) e SDRs, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), associações de municípios, prefeituras, sindicatos rurais, entre outros órgãos.