Mais de 500 aderem à estreia da Caminhada Rosa

Evento organizado pela Casa de Apoio Amor Fraterno e Secretaria da Saúde, ambos de Porto União, marca a despedida do movimento Outubro Rosa

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

caminhadarosa-saude-caminhada
(Foto: Mariana Honesko).

Eles vieram a pé, de carro e de bicicleta. Na frente da prefeitura de Porto União, deixaram tudo de lado e juntaram-se aos grupos que, aos poucos, foi se multiplicando. Em minutos, um batalhão, de mais de 500 pessoas, ocupava a área externa da prefeitura e seguia pelas principais ruas da cidade dentro da proposta da 1ª Caminhada Rosa. “Essa caminhada incentiva as mulheres ao exame precoce, de identificação do câncer. Isso também significa cura”, explica a voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, também envolvida com o evento, Cláudia da Silva. De “magrela”, do Campo do Escurinho, o ciclista Lourenço Santos também veio. Vestido de rosa, sequer reclamou do percurso. “É bom participar”, sinalizou.

A caminhada estreou em sua primeira edição e deve ser repetida no ano que vem. Ontem, ela começou às 16 horas, na prefeitura e terminou cerca de 1h30 depois, na Praça Hercílio Luz, no centro. Servidores municipais, dispensados pelo prefeito Anízio de Souza, às 16h30, também aderiram à causa. O prefeito também vestiu as cores da campanha e desceu do gabinete, para também lembrar o valor da prevenção. “Participo e acho que o gesto é vital”, sorriu.