MATRIZ DE PORTO UNIÃO: Reforma na igreja começou

Durante intervenção, missas serão celebradas no Salão Paroquial

·
Atualizado há 6 anos

Missas serão celebradas no Salão Paroquial. (Foto: Mariana Honesko).
Missas serão celebradas no Salão Paroquial. (Foto: Mariana Honesko).

Seguindo o cronograma, as obras na igreja Matriz de Porto União começaram nesta segunda-feira, 16. O calendário de obras foi adiado em duas semanas, mas o calendário de execução não. A igreja ficará um mês e meio fechada (embora a comunidade possa acompanhar as obras no período) e reabre, em grande estilo, no dia 9 de junho, na estreia da Festa das Comunidades de 2018. As informações desta organização são do pároco, padre Ederson, que conversou com a reportagem há alguns dias. “Estaremos fechando a igreja no dia 16 com a expectativa de retornar com as celebrações em 9 de junho, que seria o dia da Festa das Comunidades, onde faríamos a reinauguração”, confirmava na ocasião.

Durante o período de obras, as missas acontecem normalmente, mas no Salão Paroquial, que fica ao lado da igreja. Os bancos já estão no local e o palco foi adaptado para ser, temporariamente, o altar.

A Matriz de Porto União é um dos cartões-postais da cidade. Embora já tenha pertencido à diocese de Palmas (PR), em 1887, faz parte das paróquias de Caçador (SC), desde 1917. A atual igreja, que vai passar pela intervenção, foi construída em 1931 e ampliada entre 1957 e 1968. É uma das primeiras igrejas construídas de acordo com as normas do Concílio Vaticano II.

As obras

A previsão é de que elas durem pouco mais de 60 dias. Conforme o pároco, haverá intervenção no forro da nave central, substituição do carpete que cobre o presbitério e alteração no sistema elétrico de toda a igreja. A decisão pelas mudanças é da Comissão Pastoral da Comunidade, um grupo de pessoas que estão à frente de todas as atividades da comunidade, pastorais e econômicas.

No caso do forro, não serão alterados a altura, o modelo e a estrutura. O que muda é o material do que ele é feito. No presbitério, onde fica o altar, o carpete será removido. No lugar dele, entra o ladrilho hidráulico, piso igual ao que compõe todo o chão da nave.

20180419-reforma-matriz-portouniao (4)A novidade de todo o projeto, como já mencionou O Comércio, é a colocação de uma imagem do Cristo Pantocrator. “É uma imagem teológica, que resume tudo o que Jesus é para a fé católica”, sorri o padre. A obra é assinada pelo artista sacro, Cláudio Pastro. Ele faleceu há pouco mais de um ano e a equipe da Comissão da Matriz está em negociação com a família, que dá sequência à venda das peças. “Estamos ainda em negociação. Estamos nos organizando para colocar a imagem na nossa igreja”, explica o padre.

Embora a equipe da igreja já esteja se programando há cerca de um ano e meio para o início da obra, outras despesas deverão contar com a participação popular para serem pagas. De acordo com o padre Ederson, ainda em 2017, este caixa ajudou no pagamento dos 1.500 metros de asfalto no entorno da igreja. A já tradicional Feira da Cuca será um dos eventos voltados para o custeio das obras. Outra ação será o ‘metro quadrado da obra’. “Com isso, a comunidade pode ajudar. É igual a compra de casa. A pessoa não tem todo o dinheiro na hora, ela compra e vai quitando os valores, com prestações. Aqui será igual”, exemplifica.