Ministério Público promove audiência pública

Acessibilidade e passe livre serão discutidos amanhã na Câmara de Vereadores

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Audiencia
Promotor Júlio Ribeiro lidera discussão pública: pauta também movimenta cenário nacional (Mariana Honesko/Jornal O Comércio)

Aberta ao público e com início marcado para às 19 horas, a Audiência Pública organizada pelo Ministério Público de União da Vitória prevê a discussão de uma pauta curta, porém com assuntos que vão ao encontro dos manifestos ainda comuns no país. A organização é uma iniciativa do promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto, que já havia intercedido nos primeiros movimentos realizados em União da Vitória. “Procurei intermediar a canalização dos reclames”, explica.

Na prática, o promotor ajudou na tabulação dos pedidos. De lá, uma pauta nasceu e os principais itens dela serão discutidos amanhã, na Câmara de Vereadores. “Vamos apresentar a pauta e ouvir os gestores públicos a respeito do que pode ser atendido ou não”, diz. A ideia é mais ampla e promove o desenho de caminhos para o encontro das soluções. “Para que os pleitos se transformem em realidades”, sinaliza.

Quatro assuntos devem movimentar as discussões. Na lista há alguns destaques. É o caso da proposta de combate à corrupção, acessibilidade e passe livre, um dos carros-chefes de todo o movimento estudantil nacional.

Formato

A audiência será conduzida pelo promotor. Manifestações verbais e escritas, defendidas por convidados e participantes, serão permitidas. Os manifestantes podem ainda participar com discursos curtos – de até cinco minutos – no plenário. As inscrições para este momento devem ser feitas na Câmara, um pouco antes do início oficial do encontro.