Moradores de Porto Vitória unidos para construir o sonho da sede própria da APAE

Um encontro aconteceu na noite desta terça-feira, na Sala de Reuniões do Posto de Saúde. Na ocasião, foi constituída a Comissão Provisória da APAE

·
Atualizado há 11 anos

Um encontro aconteceu na noite desta terça-feira, na Sala de Reuniões do Posto de Saúde de Porto Vitória, no intuito de se discutir a criação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no município. A reunião foi um convite destinado à todos os moradores por meio da prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, Secretária de Educação, Ivoneide Schneider Mohr e a Secretária de Políticas para Mulheres e Inclusão Social, Eline Lombardi. O encontro contou também com a disposição e os conhecimentos da coordenadora da APAE de União da Vitória, Marilinda Mendes de Souza.

A reunião foi arraigada de muita emoção. Quem lá estava era porque teve o seu coração tocado no intuito de abraçar a causa em prol dos alunos excepcionais do município. Tanto que a Secretária de Educação intitulou a ata do encontro como Primeira Reunião de Sensibilização para o inicio dos Trabalhos da Concretização de um Sonho: a Criação da APAE em Porto Vitória.

Iniciativa

A iniciativa de realizar esta reunião foi firmada durante a participação da prefeita Marisa, Secretária de Educação e Secretária de Políticas para Mulheres e Inclusão Social durante a abertura do IX Festival Estadual Nossa Arte das Apaes, realizado no mês passado e, que contou com a presença do governador em exercício Flávio Arns. Foi explanado ao governador sobre a importância da construção da Apae no município em virtude do deslocamento diário dos alunos de Porto Vitória à União da Vitória, hoje, com 18 alunos.

Porto Vitória é a única cidade da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) que não dispõe de uma APAE. Foi então que foi divulgada a data para a realização desta primeira reunião no município.

Ainda, no evento da APAE, a prefeita Marisa confirmou que Arns acertou a vinda de um ônibus adaptado para à Apae do município. O veículo deve chegar em 60 dias.

Reunião

A secretária Ivoneide ressaltou que a construção da APAE no município é uma das bandeiras do governo da prefeita Marisa. “Porto Vitória vai conseguir sim construir uma APAE. E não pensem vocês que é necessária apenas a força do Poder Público para esta concretização, é necessária a força dos amigos dos excepcionais. É preciso que toda a comunidade abrace esta causa”.

Ivoneide aproveitou para fazer a leitura de alguns dos trechos do manual de instrução da criação da APAE. A mesma já realizou a leitura juntamente da secretária Eline. Assim sendo, o primeiro passo foi a formação de uma Comissão Provisória formada por mães de alunos especiais e da comunidade para tornarem-se a ponte entre a administração, governo e munícipes neste processo.

Administração

A prefeita Marisa confirmou que a administração dará todo o suporte para que este sonho seja efetivado no município. Disse também que a construção da APAE é um anseio de toda a população. “Eu agradeço a presença de todos que aqui vieram e acreditam na concretização deste sonho”. A opinião da prefeita foi partilhada por mães e amigos de excepcionais que fizeram questão de afirmar que a APAE no município será uma grande conquista.

Comissão Provisória apae 1Comissão Provisória

Elenir Graeff – eleita presidente da Comissão Provisória da APAE

Ivete Henz

Silvia Zatorski

Laurita Carvalho Castilho

Fábio Wissoski

Claúdio Lotek

Antônio de Souza