NATAL: Chegada do Papai Noel abre calendário de Natal nas Cidades Irmãs

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

papainoel-chegada-cdl
Bom Velhinho desembarca na Estação União, às 20 horas, para a festa de abertura do calendário de Natal. (Foto: Bruna Kobus).

Faltam apenas algumas horas para a chegada do Bom Velhinho. O evento, tradicional e organizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória, abre o calendário de Natal nas Cidades Irmãs. É a partir do evento de logo mais que o comércio fecha as portas mais tarde e que as atividades culturais, idealizadas pelas prefeituras, são executadas. “O Papai Noel abre o horário estendido. É quando o comércio fica aberto até mais tarde e dá a oportunidade de compra aos consumidores”, confirma o presidente da entidade, Luciano Karpovisch.

Conforme cronograma da CDL, os estabelecimentos comerciais terão jornada de trabalho ampliada a partir de cada semana dentro do mês de dezembro. Assim, as portas que começam fechando às 20 horas na semana de 1º a 5, só “baixam” às 22 horas na semana entre os dias 15 e 19, por exemplo, e nos dias 22 e 23. Nos três sábados, o comércio vai atender até às 18 horas e no dia 21, um domingo, até às 19 horas. O calendário garante portas abertas também nos dias 24 e 31.

Desfile

A cerimônia de abertura de atividades natalinas começa às 20 horas, na Estação União. Por lá, um grande público é esperado. Antes, porém, o desfile em carro aberto, do Papai Noel e seus duendes, antecipa o evento.

Ele começa na Avenida Manoel Ribas, percorre outras três ruas de bastante movimento no centro das Cidades Irmãs, e termina no coração dos municípios, embaixo dos arcos da Estação. “No desfile teremos a distribuição de balas e na Estação, sorteio das bicicletas, que é o prêmio para quem escreveu a cartinha para o Papai Noel”, lembra o presidente da CDL.

A tradição do “ho-ho-ho”

papainoel-chegada-cdl3
Registros fotográficos comprovam assédio ao Papai Noel: há 40 anos, apelo era envolvente

A história de chegada do Papai Noel e com ela o atendimento comercial até mais tarde é antigo. Tem, pelo menos, 60 anos. Embora atualmente reúna uma multidão, há seis décadas, o apelo emocional pelo Bom Velhinho era bem maior.

Os indícios são comprovados nos registros do arquivo pessoal da família “Willie Reich”. O empreendimento, há alguns anos fechado, idealizou o movimento popular. Os comerciantes da casa mantiveram o gesto por mais de 40 anos. Depois, a CDL assumiu a festa. “Distribuímos aproximadamente mil quilos de balas no dia 30 de novembro e mais de oito mil crianças saíram às ruas acompanhadas de seus pais para receberem o nosso Papai Noel”, disse em 1983 o empresário Arnaldo Wengerkievicz (já falecido) ao jornal “Gazeta do Sul”. “Sem dúvida, uma de nossas melhores tradições natalinas”, completou.

Horário de funcionamento das lojas

De 1º a 5 de dezembro

Das 8 às 20 horas

Dia 6

Das 8 às 18 horas

De 8 a 12

Das 8 às 22 horas

Dia 13

Das 8 às 18 horas

De 15 a 19

Das 8 às 22 horas

Dia 20

Das 8 às 18 horas

Dia 21

Das 14 às 19 horas

Dias 22 e 23

Das 8 às 22 horas

Dia 24

Das 8 às 16 horas

Dia 31

Das 8 às 13 horas