OAB vai para rua em atendimento solidário

Ato inédito acontece em 48 municípios paranaenses. Em União da Vitória encontro é em frente à Ordem

·
Atualizado há 9 anos

Nesse sábado, 30, em frente a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de União da Vitória cerca de 40 advogados, de todas as áreas, irão realizar atendimento solidário. O ato faz parte de uma das ações da Ordem para este ano, que é a “promoção e o exercício da cidadania” e foi nomeado como “Dia da Cidadania”. O atendimento vai funcionar assim: quem já estiver enfrentando um processo pode levar os autos para que os advogados analisem e vejam “em que pé” está a situação. Também quem estiver com dúvidas sobre se seu caso merece uma atenção judicial ou não, pode ter as dúvidas esclarecidas nas seções que serão montadas por lá.

Os advogados irão prestar os esclarecimentos sem custo algum, no entanto, o atendimento gratuito será apenas num primeiro momento. “Se tiver que entrar com a ação a pessoa vai ter de buscar um advogado, o que nós vamos fazer no sábado é apenas uma instrução, para ver o que é melhor para cada caso”, explica Laury Fagundes, presidente da subseção da OAB em União da Vitória. Mas, caso a pessoa não tenha condições, dependendo do processo, há possibilidade de atendimento gratuito pela central da Uniguaçu. Conforme Fagundes, os acadêmicos de Direito da Instituição também vão acompanhar o encontro. Além dos alunos de Educação Física e Enfermagem, que também vão dar suporte para quem for participar do Dia da Cidadania.

A intenção é que as subseções orientem a população sobre questões ligadas à defesa dos direitos humanos e sociais. Atuando nas mais diversas frentes – direito de família, do consumidor, do trabalho, previdenciário, ambiental, criminal, entre outros – os profissionais irão oferecer informações e aconselhar os cidadãos a respeito de seus direitos e deveres.

Aqui na cidade o Dia da Cidadania vai acontecer em frente à OAB, na Rua Marechal Floriano Peixoto, que fica logo ao lado do Fórum. O ato vai fechar a rua e ocorre das 10 às 16 horas. Por lá tendas serão montadas e os atendimentos divididos em seções. O Dia da Cidadania é inédito em União da Vitória, contudo, irá acontecer em 48 municípios paranaenses simultaneamente.

Números

Como é a primeira vez que o Dia da Cidadania é organizado no municio, o presidente da OAB diz que é ainda precoce informar quais áreas do Direito serão mais procuradas. “Não temos um parâmetro para saber qual é a área ou o número de pessoas que buscam esse tipo de atendimento”, declara.

No entanto, Fagundes reforça que a meta é levar o Dia da Cidadania para uma segunda edição no próximo ano, assim, terão no que se basear e o atendimento será mais otimizado.

 

Pelo Paraná

Mais de 60 comissões da OAB serão mobilizadas em todo o Estado em prol da iniciativa e, mais de 1300 advogados voluntários irão às ruas para o atendimento.