“Olavinho” vai embora mais cedo

Jovem voltava de um show, em Curitiba, com outras 13 pessoas

·
Atualizado há 11 anos

A volta para casa não teve um final feliz. Nem de longe pode ser comparado com os momentos de alegria dos passageiros vividos durante o show da banda Aerosmith. Os músicos se apresentaram em Curitiba, em um espetáculo que reuniu milhares de pessoas. Foi para lá que o grupo de jovens seguiu na terça-feira, 15. No retorno para casa, o veículo que levava os jovens perdeu o controle, saiu da pista e bateu contra uma palmeira, já no acostamento da via. O acidente ocorreu perto das 4h30 desta quarta-feira, 16, na BR-476, no quilômetro 296 localidade de Fartura do Potinga, sentido São Mateus do Sul à União da Vitória.

A fatalidade ceifou a vida do estudante Luís Olavo Contim Neto, de 22 anos, e deixou ainda outras 13 pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul atendeu a ocorrência e foi para a única unidade de saúde da cidade, o Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, que as vítimas foram encaminhadas. De acordo com o ortopedista João Carlos Piccinini, ninguém corre risco de morte. A previsão, ao meio-dia desta quarta-feira, era de que até o início da noite todos estejam liberados e aptos para voltar para casa. A exceção envolve o motorista da Van, Edilberto Metelski, que passou por intervenção cirúrgica na patela. O osso, que fica próximo ao joelho, sofreu uma grave fratura durante a batida.

Luís Olavo Contim Neto
Luis Olavo Contim Neto (Foto/Arquivo Pessoal)

Olavinho”, como era conhecido, cursava o sexto período de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Segundo os colegas e professores da faculdade, era um menino de fácil convivência, alegre e bastante talentoso. A notícia de seu falecimento causou profunda comoção e rapidamente movimentou as redes sociais.

Luís Olavo era também funcionário da Mello Advogados, em União da Vitória, e por lá, já deixa lacuna. Na Uniuv, o curso de Comunicação Social decretou luto oficial pela perda e, em nota, lamentou a partida precoce de um “menino criativo, determinado e apaixonado pela vida”.

notaO corpo do jovem chegou ao Instituto Médico Legal (IML) às 7h40 desta quarta-feira. A tarde, seu velório foi acompanhado com tristeza por centenas de pessoas. O sepultamento de Olavinho está marcado para às 9 horas de quinta-feira, 17, no Cemitério Jardim da Saudade, onde também está sendo realizado seu velório.

Causas do acidente ainda são desconhecidas

Os primeiros relatos sobre o que poderia ter acontecido com o motorista e com a Van chegaram à imprensa um tanto distorcidos. As hipóteses de mau súbito ou até de que o motorista teria pego no sono enquanto dirigia, já foram levantadas. Uma das passageiras, horas depois dos primeiros atendimentos médicos, falou com a reportagem de O Comércio. Segundo Júlia Caroline Flissak, de 20 anos, a maioria foi surpreendida com o impacto e todos teriam acordado apenas durante a batida. Outras informações garantem que a Van era nova e estaria, inclusive, sem placas de identificação por este motivo. O veículo está credenciado ao Embratur e possui código de cadastro. A reportagem tentou conversar com o motorista, contudo, os efeitos pós-cirúrgico impediram a comunicação.

Fotos: Blog do Anderson 

De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, a Van, uma Mercedes 515, bateu em um trecho longo de reta – algo em torno de nove quilômetros – sem curva, próxima à ponte do Rio Potinga. O Corpo de Bombeiros considera grave o acidente e, pelo impacto, acredita que poderia haver ainda mais vítimas. Com a colisão, por exemplo, a árvore teria sido arrancada com suas raízes. Ninguém ficou preso nas ferragens e uma das passageiras foi arremessada para fora da Van. O jovem Olavo estaria no chão da Van, já sem vida. É provável que ele sofreu, o que as equipes de socorro chamam, de “desnucamento”, já que não apresentou fraturas externas, tampouco cortes.

O que eles foram ver na capital

Em Curitiba, as bandas Aerosmith e Whitesnake se apresentaram no BioParque na noite de terça-feira. O show faz parte da turnê “The Global Warming World Tour” que promove o novo CD do grupo. Apesar do frio e da garoa, fãs da capital e de várias cidades do Estado, e até do resto do País, prestigiaram o evento.