ONCOLOGIA: Muito mais que música

Apresentações na Unidade Oncológica tem efeito positivo nos pacientes. Atração reúne artistas locais no encerramento das atividades da Rede Feminina

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

Apresentação do Quinteto Ferro Velho encerrou os 15 dias de apresentações
Apresentação do Quinteto Ferro Velho encerrou os 15 dias de apresentações

De repente, a sala de quimioterapia foi tomada pelas notas musicais extraídas de composições clássicas. Aos poucos, os olhos foram marejando, o sorriso aparecendo. Durante os cerca de 30 minutos de apresentação, uma mistura de sentimentos ecoou entre os pacientes da Unidade Oncológica do Hospital São Braz, em Porto União. “Isso anima a gente”, explicou Silvio, morador da comunidade de Santa Cruz do Timbó, paciente há um mês da unidade. Do município de Três Barras (SC), Lúcia Cossa não escondeu admiração. “Nunca tinha visto algo assim. É lindo!”, elogiou. Para Bernardo Lisch, do Bairro São Pedro, a música que invadiu os leitos poderia fazer parte do tratamento. “Espiritual”, explica. “Também importante”, completa.

Para Bernardo, música deveria fazer parte do tratamento
Para Bernardo, música deveria fazer parte do tratamento

Talvez seja justamente por ter acertado exatamente no alvo que o Quinteto Ferro Velho, um braço do Instituto Sempre Incentivando Música (SIM), alcançou o efeito esperado. “Fazer música é uma realização mas ela tem que ter um objetivo. Nada melhor do que emprestar o trabalho para essas pessoas. A gente acha que está emprestando algo mas são eles que nos emprestam”, definiu o maestro do SIM e saxofonista do quinteto, Marcelo Storck.

Trazer a alegria da música mais perto dos pacientes foi uma iniciativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A unidade, que atende as Cidades Irmãs, cuidou do cronograma e garantiu, ao longo de 15 dias, dez apresentações diferentes. Ontem, o Ferro Velho encerrou o roteiro. “Essa música traz alento aos pacientes. Eles ficam emocionados, esperançosos. Isso tem sido muito bacana”, afirmou a presidente da entidade, Márcia Martins.

Música - CAPACalendário

As atividades culturais marcaram a Semana de Natal, organizada pela Rede. Conforme Márcia, as atividades do grupo e da unidade foram encerradas nesta sexta-feira. O recesso será interrompido em 14 de janeiro, quando as atividades voltam ao normal.

Confira as apresentações

Apae de Porto União

Apadaf

Quinteto Abá

Vibratto Colégio Musical

Tatiana Waltrick

Beto Bona e Paco Gaitista

Bento Mossurunga

Alunos do curso de Música da UnC

Grupo Grünenwald

Quinteto Ferro Velho