PARA O NOEL: Em uma semana, mais de 80 cartas são adotadas

Campanha “Papai Noel dos Correios” tem boa adesão em Porto União

·
Atualizado há 8 anos

cartas-papainoel-correios
Correspondências restantes podem ser adotadas até o dia 30. (Foto: Bruna Kobus).

De novo, a campanha “Papai Noel dos Correios” é um sucesso. Em Porto União – em União ela não ocorre – em apenas uma semana, 88, das 148 cartinhas, foram adotadas pela comunidade. As 60 que ainda restam podem ser escolhidas até o dia 30, embora a gerência da agência local acredite que até sexta, todas as correspondências sejam adotadas. “Quem tem interesse na adoção é só falar com os atendentes que eles direcionam para isso. A pessoa escolhe, adota, compra o presente e leva o embrulho até os Correios novamente”, lembra o gerente Otacílio Carneiro.

Neste ano, três escolas públicas de Porto União participam da campanha. São elas: Balão Mágico, Castelo Encantado e a Escola do Legru. A escolha é fruto de uma parceria dos Correios com a Secretaria da Educação. A direção dos estabelecimentos, também parceira do projeto, ajuda os baixinhos na confecção das cartinhas e até na escolha dos presentes, o que garante pedidos mais modestos. “Nos últimos anos os professores orientam os alunos para não fazer pedidos extravagentes, caros. As crianças pedem coisas mais simples. O interessante mesmo é atender as crianças e fazer a satisfação de Natal delas”, observa Carneiro.

A dinâmica é simples. Depois de comprar o presente, os padrinhos deixam na agência de Porto União. Em dezembro, as escolas participantes recolhem o material para distribuição às crianças.

A campanha

Realizada há mais de 20 anos, a campanha “Papai Noel dos Correios” é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais dos Correios, tem por objetivo o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Bom Velhinho e atender, dentro do que for possível, aos pedidos de presentes de Natal das crianças mais carentes. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva a solidariedade dos empregados e da sociedade, bem como, o poder da comunicação por meio da redação de cartas.

Desde 2010, a campanha contempla as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.

 

Em Santa Catarina, campanha também se encerra nesta semana

A adoção de cartinhas termina na sexta-feira, 27. Os Correios em Santa Catarina esperam, nesta última semana da ação social, contar com a solidariedade da sociedade na adoção de todas as 16 mil cartinhas de crianças de 53 municípios catarinenses participantes da campanha. Esta é a 26ª edição da ação social dos Correios.