Na rua 15 de Novembro reclamação é pelo excesso de velocidade

Velocidade máxima de 20 km/hora, sugerida para as áreas escolares, parece não ser levada em conta

·
Atualizado há 8 anos

RuaX15X-X2
Sinalização do asfalto novo, nos acessos à Rua 15, já começou e devem forçar mais atenção. (Foto: Mariana Honesko).

Embora quem transite pela Rua 15 de Novembro, em Porto União, não tenha como realmente aferir a velocidade dos carros que passam por ali, é visual que muitos abusam da velocidade limite. Os veículos que entram na 15, especialmente a partir da Apadaf, aceleram e terminam praticamente na mesma velocidade já no Hospital São Braz.

Passaram, portanto, em frente de três instituições de ensino, de uma igreja e encostaram na unidade de saúde e, de novo, em mais uma escola. Ocorre que, em área escolar, a velocidade máxima – e as placas na 15 mostram isso – é de 20 km/hora. Na extensão da 15, o máximo é 40 km/hora.

A velocidade um pouco maior praticada no local ainda não chegou aos “ouvidos” do Departamento de Trânsito (Demutran). Mesmo assim, a equipe confirmou à reportagem de O Comércio dar mais atenção ao endereço e, se for preciso, reforçar a sinalização, especialmente as que indicam quanto o acelerador pode marcar. “Vale lembrar que é uma área escolar, que é preciso mesmo andar mais devagar”, reforça o coordenador do setor, Ivan Andrukiu.

Reforço

A Polícia Militar de Porto União (PM) tem estado mais presente na Rua 15. A participação das equipes, ou com viaturas ou com motocicletas, tem ajudado. Por parte da prefeitura, a pintura da sinalização das duas novas vias recentemente asfaltadas, também deve incrementar o cuidado e atenção dos motoristas.

O que tem no “alto” da 15?

RuaX15X-X1
Na Rua 15, indicação é clara: na área escolar, limite é de 20 km/hora

Colégio Santos Anjos

Hospital São Braz

Igreja Nossa Senhora das Vitórias

Colégio São José

Colégio Balduíno Cardoso

Antiga escolinha Degraus

Apadaf

Cemitério Municipal