Ponte do Arco será interditada nesta quinta

Serviço de instalação de câmeras segue durante a tarde. Trabalhos são primeira etapa de programa de iluminação e continuação do Cidade Digital

·
Atualizado há 8 anos

PonteXdoXArco
(Foto: Bruna Kobus).

A Ponte do Arco, em União da Vitória, ficará interditada por seis horas nesta quinta-feira, 19. A medida é para que uma equipe da prefeitura possa instalar quatro câmeras que fazem parte do programa Cidade Digital. O programa já teve início há mais de um ano com a instalação de rede de internet gratuita em praças da cidade – a primeira foi a Praça Alvir Riesemberg, em frente a Câmara de Vereadores – no entanto, o Cidade Digital também prevê a instalação de câmeras de segurança para fazer o monitoramento da cidade. “Essa é uma segunda etapa, estamos dando sequência ao Cidade Digital”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo, Luilson Schwartz.

As câmeras também servirão para auxiliar as polícias Civil e Militar na segurança do local, visto que a ponte fica em uma das saídas da cidade.

Outra funcionalidade do equipamento será no monitoramento de um projeto futuro. Desde quando a empresa Trajeto – concessionária responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade – começou a atuar em União, um dos serviços era o projeto iluminotécnnico da Ponte do Arco. Nele está orçado a instalação de lâmpadas Led RGB, que muda de cores constantemente. “É um material caro e que vai ficar fixo, então precisa de segurança”, comenta Schwartz. “Vamos começar com a segurança para depois dar início às instalações.”

Conforme levantamento da secretaria cada peça da lâmpada de LED que será utilizada pode chegar a R$ 1 mil. O material será instalado em toda a ponte. A intenção é deixar iluminada até o Natal. “Para que a Ponte seja mais visitada do que antes. Queremos para o Natal”, confirmou o secretário.

Ainda sobre o tráfego na ponte a Secretaria, junto com o setor de Trânsito DNIT e DER estudam a possibilidade de instalar sinalização sobre o peso permitido por carga. A ideia é estipular um peso máximo e proibir a passagem de veículos acima do permitido. Caso a ideia seja formalizada o veículo que exceder o peso informado poderá pagar multa.

Como vai ser

A Ponte do Arco ficará interditada das 13 às 19 horas de quinta. O Setor de Trânsito, junto com a Polícia Militar e, também Federal – levando em conta que a via é federal – farão a sinalização do trecho.

Rotas alternativas terão de ser utilizadas: a ponte Domício Scaramella ou a entrada da cidade pelo Bairro Rio D’Areia, próximo a Uniguaçu.