Possibilidade de gestão compartilhada do Aeroporto une representantes

“Cidades irmãs” na expectativa de união para estimular o desenvolvimento econômico regional

·
Atualizado há 9 anos

Na tarde de hoje, 24, o presidente do Poder Legislativo de Porto União, vereador Almir Borini acompanhado pelo 1º secretário, vereador Christian Martins, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Alceu Jung e o vereador Paulo Kovalski, receberam a visita do secretário da Indústria, Comércio e Turismo de União da Vitória, Luílson Schwartz e o diretor de Mobilidade Urbana, Fernando Perazzoli.

A pauta do encontro foi o início das discussões sobre a intenção de formalizar o Consórcio Público Intermunicipal para a Gestão Aeroportuária entre os municípios de Porto União e União da Vitória. A união dos municípios é fundamental para alcançar o alto índice proposto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabelecido em porcentual do Produto Interno Bruto (PIB), para o devido credenciamento. Após o cumprimento das exigências legais, o referido Consórcio permitirá a gestão compartilhada do Aeroporto José Cleto em União da Vitória, o aporte de investimentos federais e outras formas de captação de recursos. E, posteriormente admitirá a adesão de outros municípios. O chefe do Poder Executivo de um dos municípios será o presidente, o outro é o vice, e ambos, formarão uma equipe técnica com integrantes das próprias administrações municipais para executar as ações propostas.

De acordo com os presentes, o Consórcio é necessário para estimular o desenvolvimento econômico das “cidades irmãs” e de toda a região. Mas um novo encontro deverá reunir os demais vereadores dos dois municípios e aprofundar as discussões. O documento está sendo elaborado com embasamento em legislação federal e deverá ser encaminhado para tramitar nas duas Casas Legislativas ainda no primeiro semestre.