Prefeito de Porto União se reúne com nova diretoria da EcoPeixe

·
Atualizado há 9 anos

O Prefeito Anízio de Souza esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 23, em seu gabinete com o Secretário de Agricultura, Roberto Bonfleur, o engenheiro agrônomo da Epagri, Jhonny Fusinato Franzon, e os membros da nova diretoria da Associação dos Aquicultores do Vale do Iguaçu (Ecopeixe) Walter Bonk, Renato Bonfleur e Roque Rossa.

A conversa foi sobre os próximos passos que a piscicultura deve tomar no município, com o melhoramento e aumento de produção, para atender a demanda não só local, mas regional. “O peixe hoje é um produto pouco consumido pela população, mas a cada ano isso muda e mais pessoas consomem peixe principalmente quem procura uma alimentação mais saudável”, defende o Secretário.

Porto União nos últimos anos deu um passo grande para tornar a piscicultura uma área rentável para os produtores. Já existem no município dois abatedouros particulares e está iniciando a construção de um frigorifico em parceria entre o município e a Ecopeixe.

Neste momento os produtores reivindicam a municipalidade a inserção do peixe na merenda escolar, mais precisamente do filé de tilápia, que praticamente não tem espinhos e não teria risco para as crianças.

O agrônomo da Epagri está realizando um trabalho de mapeamento dos viveiros no município e até o momento já mapeou mais de 93 hectares (ha) de lâmina de água existente, sendo que apenas 50 ha são usados.

De acordo com Renato, o número de hectare de água pode chegar a 300, e se preciso esse número pode ser triplicado em apenas cinco anos. “Potencial existe, precisamos da demanda. Culturalmente as pessoas não são acostumadas a comer muito peixe, mas estamos mudando isso”, revela.

O Prefeito Anízio é o maior incentivador da piscicultura e deixou claro que dará todo o apoio no que depender da administração municipal. “Desde o primeiro ano de mandato estamos incentivando e auxiliando os piscicultores do município. Hoje podemos ir ao mercado e comprar um peixe criado e abatido em Porto União. Mais um pouco estaremos exportando esse produto”, completa.

Reuniões regionais em diversas localidades do município serão agendadas pela Ecopeixe em parceria com a Secretaria de Agricultura para discutir as necessidades dos piscicultores.