Prefeito pede apoio da Cohapar para construção de novas moradias

(Foto: Assessoria Cohapar).
(Foto: Assessoria Cohapar).

Preocupado com a necessidade da população de General Carneiro por novas moradias, o prefeito, Luís Saraiva, mais conhecido como Gaúcho, visitou nesta segunda-feira (5) a sede da Cohapar, em Curitiba. Ele solicitou ao presidente da companhia, Abelardo Lupion, a ajuda do governo estadual para a elaboração de um projeto destinado a construção de 50 casas populares na cidade.

A documentação conjunta a ser montada entre os órgãos deverá ser encaminhada ao Ministério das Cidades para participação no processo seletivo do programa Minha Casa Minha Vida. A articulação ocorre após a publicação de uma nova portaria do Ministério das Cidades sobre o Fundo de Arredamento Residencial, fonte de recursos usada na construção de empreendimentos para famílias com renda mensal de até R$ 1.800.

Como a prefeitura não possui áreas disponíveis para a construção de novos conjuntos habitacionais, o prefeito foi orientado a estabelecer parcerias com a iniciativa privada via chamamento público. “Para que se cumpra todo o protocolo necessário, a Cohapar e seu corpo técnico estão à disposição das prefeituras para dar todo o suporte necessário na viabilização dos investimentos”, explica Lupion.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Durante a visita, o gestor municipal conheceu detalhes do programa Morar Legal Paraná. A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Cohapar, prevê a contratação de empresas especializadas via licitação para a oferta de serviços de documentação de imóveis irregulares com custos reduzidos e condições facilitadas de pagamento.

Ficou acordado que a prefeitura fará levantamento da documentação necessária para dar início ao processo ao processo de adesão de General Carneiro ao programa. “É uma iniciativa importante que pode solucionar a situação de famílias que residem há anos na cidade em casas sem qualquer documentação”, comenta o prefeito.

INVESTIMENTOS – Desde 2011, os projetos habitacionais integrados do poder público beneficiaram 207 famílias de General Carneiro com a construção de casas populares urbanas e rurais e a regularização de imóveis. Os investimentos são provenientes do Governo do Estado, Governo Federal e prefeitura e chegam a R$ 9,5 milhões no período.

João Naime Neto, superintendente de Relações Institucionais da Cohapar, acompanhou a reunião.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta