Prefeitura realiza obras para centenário do Distrito de São Miguel da Serra

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Jair Nunes).
(Foto: Jair Nunes).

A estrutura da prefeitura de Porto União, promoveu uma descentralização informal na noite desta quarta-feira, 21, em São Miguel da Serra, no interior do município. Prefeito, secretários e chefes de departamentos se reuniram com a comunidade para prestar contas do andamento de obras importantes que vão impactar o distrito.

Em menos de um ano, os Distritos de São Miguel da Serra e de Santa Cruz do Timbó estarão comemorando seu primeiro centenário. Pensando nisso, o prefeito Eliseu Mibach programou uma série de obras nas duas comunidades para ficar como legado para marcar a data.

As obras

O prefeito acompanhado de sua estrutura administrativa, apresentou com a ajuda de um Data Show, as obras programadas e em execução no distrito. A reunião também serviu para que os moradores mantivessem contato e apresentassem suas reivindicações para a estrutura de governo.

Mibach apresentou as obras que estão em andamento, como a reforma total da Escola Frei Deodato, da construção do centro multiuso, que vai servir também como capela mortuária, e a creche que vai atender a demanda do distrito e adjacências. O custo dos investimentos para os cofres da prefeitura chega a R$ 1,5 milhão.

O prefeito apresentou também a proposta da construção de um portal turístico e comemorativo aos cem anos de criação do distrito. O modelo do monumento está aberto à discussão com a comunidade, que pode apresentar o que mais se identifica com São Miguel da Serra. Umas das possibilidades é construir o portal com o mesmo material da construção da igreja católica, que é uma das atrações turísticas do distrito.

Celular

sXXoXmiguelXX4XEliseu Mibach disse que a luta pela implantação da telefonia celular no distrito continua. “Nosso último contato com a Tim foi em novembro, mas nós temos uma comissão permanente com a participação de moradores para tratar do assunto. Na próxima viagem à Brasília, com certeza um dos destinos é a diretoria da empresa, que está demonstrando boa vontade, mas nós queremos mesmo resultados práticos”, explicou o gestor.

Centenário

As comunidades de São Miguel da Serra e Santa Cruz do Timbó se preparam para chegar aos cem anos. No Distrito de Santa Cruz do Timbó, a obra de acesso foi concluída. De acordo com a prefeitura, há mais de 20 anos que os moradores da localidade vêm solicitando alguma alternativa para o excesso de caminhões com carga passada passando pelo centro da Vila.

O local era uma das únicas rotas para caminhões com carga de diversas regiões como Caçadorzinho, Rio dos Pardos, Campestre, Cabeceira do Barra Grande, Rio Bonito e outros municípios da região. Nessa obra a criatividade foi usada. O terreno por onde o acesso passa foi doada por membros da comunidade e o aterro foi providenciado com matéria encontrado no próprio distrito, O custo foi a mão de obra.

Em São Miguel da Serra, além das belezas naturais, a piscicultura, a produção de embutidos e até de bancos de igreja, pode melhorar ainda mais, com a telefonia celular, ou com as melhorias em infraestrutura sonhadas pela comunidade. Os moradores ainda sonham com mais empregos para a comunidade.

No entanto se melhorar as condições de acessibilidade pela SC 135, podem surgir restaurantes, farmácias, um posto bancário, e outras necessidade. Apesar de quase centenário, o distrito de São Miguel da Serra, está até hoje sendo descoberto. Várias pessoas de todas as partes estão interessadas em propriedades no distrito, considerado perfeito para descanso, lazer e para envelhecer com qualidade de vida.