Programa “Crescendo Juntos” é tema de encontro em Caçador

·
Atualizado há 8 anos

IMG_4182A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador sediou nesta quinta-feira, 21, encontro do programa Crescendo Juntos. O evento reuniu a equipe técnica da Secretaria Estadual de Planejamento, servidores das ADRs de Caçador e Canoinhas, além de representantes dos órgãos de governo que atuam nessas duas regiões. O objetivo é apresentar a metodologia e as próximas etapas do programa.

Lançado em 24 de maio de 2016 pelo Governo de Santa Catarina, o programa Crescendo Juntos tem como objetivo a redução das desigualdades regionais. Para isso, a Secretaria do Planejamento mapeou 12 ADRs com índices de desenvolvimento abaixo da média estadual. A ideia é priorizar ações de governo nessas regiões para ter uma Santa Catarina mais equilibrada social e economicamente.

Para o diretor da Secretaria Estadual de Planejamento, Norton Bopré, os encontros nas ADRs são importantes para mobilizar agentes do governo e sociedade em geral. “Chamamos esse encontro de reunião intragovernamental. Estamos apresentando o programa, seus objetivos e metas, nas regiões onde ele vai acontecer de fato. A próxima etapa será a realização de workshops para debater projetos e potencialidades”, disse.

Na avaliação dos secretários regionais de Caçador e Canoinhas, Imar Rocha e Ricardo Martins, respectivamente, o evento foi positivo. “Temos regiões em SC que podem ser comparadas a países desenvolvidos da Europa, mas por outro lado há lugares que têm dificuldades, como por exemplo, a região do Contestado. Equilibrar essa balança é um desafio que o Governo do Estado assume e nós vamos estar juntos nessa caminhada”, disse Imar.

Para a sequência do Programa Crescendo Juntos, o Governo do Estado já firmou termos de cooperação técnica com vários parceiros como o Banco do Brasil, Badesc, BRDE, Fiesc, Facisc, Fetaesc, Sebrae, Senar, entre outros.

O próximo passo será a realização de um workshop por cada Agência de Desenvolvimento Regional. Durante este encontro, que reunirá representantes de diversos segmentos da sociedade civil, a ADR fará a apresentação do Programa e discutirá ações a serem implementadas a fim de que os índices de desenvolvimento possam ser melhorados.