Projeto Aprendiz Ferroviário resgata história paranaense

·
Atualizado há 8 anos

12745624_1558789347769599_5652585699524718262_nVocê sabia que no dia 30 de abril é comemorado o dia do Ferroviário? Não? Pois é, tal data é pouco valorizada pelos paranaenses, apesar de ser parte importante da história do Estado do Paraná. Pensando em homenagear os profissionais da área e resgatar momentos históricos, será lançando neste sábado (30), em Curitiba, o Aprendiz Ferroviário.

Idealizado pelo historiador Márcio Assad, em parceria com o grupo Borges da Silveira e com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – Regional Paraná (ABPF-PR), o projeto busca aliar história, cultura e lazer na capital paranaense. O Aprendiz Ferroviário traz uma proposta diferenciada, na qual crianças e adultos vivenciam o dia a dia de uma ferrovia nos padrões e normas operacionais da RVPSC – Rede Viação Paraná / Santa Catarina, em pleno funcionamento.

A programação inclui passeio no Museu Ferroviário e tem sequência no complexo ferroviário (antiga garagem de locomotivas), que fica ao lado do Rodoferroviária.  O passeio proporciona ao visitante uma volta ao passado, com projeções audiovisuais e informações históricas no “cine-vagão”, já no complexo ferroviário, o visitante fica sabendo de toda uma parte da rica história do Estado do Paraná.

Além de todas essas atividades, os visitantes realizaram um pequeno passeio com a locomotiva “francesinha”, do final dos anos 1950, que traciona um vagão de madeira, construído na capital da década de 1930. O projeto Aprendiz Ferroviário é uma ótima opção de passeio para famílias, escolas e turistas que vistam a capital.

O projeto Aprendiz Ferroviário será lançado oficialmente neste sábado, dia 30 de abril, a partir das 10h, no Antigo depósito de locomotivas (Rua Mariano Torres, 1115). Mais Informações pelo telefone (41) 9986-1011 ou pelo e-mail ferroviarioaprendiz@gmail.com.