Projeto Ecocidade é apresentado em reunião do grupo R20

·
Atualizado há 9 anos

reuniXXoR20-meioambiente-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria).

Estiveram reunidos no último dia 14 de maio, em Curitiba, representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de 40 municípios do Paraná que integram o Grupo R20. União da Vitória foi representada pelo secretário, Sidnei Cieslak, e pela diretora técnica de Meio Ambiente e engenheira Ambiental, Lisandra Kaminski.

O R20 é um grupo de trabalho formado por representantes dos municípios paranaenses com o objetivo de trocar informações e acompanhar o trabalho da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Sema). O grupo foi criado pelo Governo do Estado para ajudar na busca de soluções para coleta seletiva, reciclagem de materiais, logística reversa e outras alternativas.

O encontro teve a participação do coordenador de Resíduos da SEMA, Vinicio Bruni, o qual destacou a importância dessa reunião para o alinhamento das ações em resíduos sólidos no estado do Paraná. Na oportunidade, foram discutidos problemas enfrentados pelos municípios em relação aos resíduos sólidos, principalmente voltados à efetividade da logística reversa de pneus e lâmpadas fluorescentes, resíduos que, de acordo com a Lei, são de responsabilidade dos fabricantes, distribuidores e comerciantes.

Outro tema colocado em pauta foi a descentralização do licenciamento ambiental. Desde agosto de 2013, a resolução CEMA nº 88, fixa prazo de quatro anos para os municípios organizarem estrutura mínima para licenciarem atividades, obras e empreendimentos de impacto local. Para tanto, devem possuir Conselho Municipal de Meio Ambiente e respectivo Fundo de Meio Ambiente, quadro efetivo próprio de profissionais habilitados e uma legislação específica para o tema.

A Secretaria de Meio Ambiente de União da Vitória está em fase de estruturação para pleitear junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente a autorização para licenciar e fiscalizar atividades no município, e a pretensão é que até o início do próximo ano esta ação possa ser implementada.

No encontro, o secretário de Meio Ambiente de União da Vitória, Sidnei Cieslak, apresentou o “projeto Ecocidade”, iniciativa que melhorou a coleta seletiva da cidade, aumentando significativamente a quantidade de materiais coletados, separadamente e reciclados mensalmente, gerando renda para a Cooperativa de Catadores, que é contratada pelo município para fazer a coleta e triagem do material e, hoje consegue fazer vendas diretamente para a indústria. Além dos benefícios sociais, foram enfatizadas as consequências benéficas para a preservação do meio ambiente e as consequências econômicas, devido ao aumento na vida útil do aterro sanitário municipal.

A reunião foi encerrada com os encaminhamentos e sugestão de pauta para a próxima reunião, a ser realizada em junho, e com comentários sobre a conclusão do encontro. Os participantes se mostraram muito satisfeitos com a troca de conhecimentos e com os bons resultados alcançados pelo Grupo R20 e com as perspectivas para o decorrer do ano.