Projeto “Imigração” desenvolvido em escola municipal resgata a história de Mallet

·
Atualizado há 10 anos

projeto-mallet-historia
(Foto: Assessoria).

A professora Kelly Josélia Calisto Grzeszczyszyn, da escola municipal Professor Orlando de Carvalho, em Mallet, desenvolveu com os alunos do 5º ano B o projeto “Imigração”, com o objetivo de compartilhar com os aprendizes o conhecimento acerca da história municipal. O mês escolhido pela professora foi o mês de setembro, em que se comemora no dia 21 o aniversário de Mallet.

“Ao longo do mês do município, os alunos realizaram diversas atividades em sala de aula voltadas para a questão da imigração em nosso município. Eles assistiram a reportagens, fizeram várias leituras e práticas destas leituras”, conta a professora.

Para compartilhar aquilo que descobriram com os colegas de outras turmas, os alunos organizaram uma exposição com objetos, fotos e documentos dos familiares e amigos dos estudantes, focando-se na imigração polonesa e ucraniana, que foram marcantes no município e exercem forte influência na cultura local. “A exposição ficou rica em objetos que retratam a cultura e história de Mallet. É importante que nossos estudantes conheçam e valorizem a cultura local”, observopu o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, ao visitar a exposição.

A ‘tarde da imigração’, com visita ao Parque dos Imigrantes, encerrou o projeto. Durante a visita, a professora falou sobre a história do local, que foi fundado em 1998, em homenagem à imigração do município. Ao final, os estudantes compartilharam pratos típicos em um piquenique. “Com este projeto os alunos descobriram suas origens, relembraram práticas de seus antepassados e puderam conhecer um pouco da memória e da cultura da imigração polonesa e ucraniana no município de Mallet”, diz a professora.