Projeto Rio Limpo entra na quinta edição

·
Atualizado há 8 anos

RioXLimpoX2015XX6X
(Foto: Assessoria Uniuv).

Neste sábado, durante todo o dia, o curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realiza a quinta edição do projeto Rio Limpo. O objetivo do projeto, que começou em 2012, é a retirada de lixo do Rio Iguaçu na região da União da Vitória e com isso conscientizar a comunidade de toda a região sobre os problemas ambientais que enfrentamos em nossas cidades, principalmente relacionados ao Rio Iguaçu e à destinação inadequada do lixo que produzimos.

Desde a primeira edição, segundo a organizadora do projeto, Lisandra Kaminski, já foram retiradas do Iguaçu quase 6 toneladas de lixo. O projeto acadêmico que começou pequeno hoje mobiliza órgãos públicos, organizações sociais e empresas privadas. “Na primeira edição do evento, tratou-se de algo pequeno, com poucas pessoas e entidades envolvidas. A ideia central era apenas a retirada de lixo, e hoje já tem-se a visão muito mais educacional do que de “limpeza””, comenta Lisandra. “Não basta apenas retirar o lixo, temos que envolver a comunidade e divulgar esta ação para que as pessoas possam refletir sobre o descarte correto do lixo. Conforme as edições foram ocorrendo, também melhoramos a estrutura do local onde ocorre a saída e retorno dos barcos, oferecendo mais atividades para a comunidade visitante, principalmente para crianças, na tentativa de aumentar o número de pessoas atingidas”, completa.

Para esta edição Lisandra fala que não há metas de coleta, visto que vários fatores influenciam na limpeza, como número de barcos e voluntários participantes, o “empenho” dos voluntários na ação, a ocupação ribeirinha por casas – que geram mais lixo próximo ao rio e que estão diminuindo ao longo dos anos com as realocações –, o número de locais com pesca predatória, a ocorrência recente de enchentes e a falta de conscientização ambiental. “Mas a vontade da equipe organizadora é que o máximo de lixo que esteja presente seja retirado, mas também torcemos para que esta quantidade disponível seja pequena, o que demonstra a melhoria da qualidade ambiental do rio”, argumenta Lisandra.

Ainda sobre o lixo que é retirado a organizadora confessa que já foi encontrado “de tudo”. “Dos mais inesperados acho que foram calcinha, bandeira de partido político e cachorro morto dentro de sacola plástica. Este último é um exemplo claro que falta de educação por parte da pessoa que descartou o animal morto”, lembra.

Programação

O projeto tem o Clube Náutico Hobi como local de “concentração”. O evento terá início às 11 horas com a abertura das atividades para o público. A saída dos barcos para a coleta de lixo no Rio Iguaçu está prevista para as 13 horas, com retorno às 17h30.

RioXLimpoX2015XX2XA equipe organizadora é composta por Lisandra, professores do colegiado de Engenharia Ambiental e pelos alunos do 7º semestre do curso. O projeto também conta com a parceria dos associados do Clube Náutico Hobi, que cedem gratuitamente o espaço para o evento, e do Grupo Hobi.

As empresas Grupo Ravanello, Ecovale Tratamento de Resíduos, De Lima Transportes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de União da Vitória, Sesi/Senai, Associação de Pesca do Médio Iguaçu, Copel, Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná, Ibama e Comitê do Rio Timbó também apoiam de diversas formas o evento.

Nesta edição, além da coleta do lixo, também haverá ponto de coleta de pilhas e baterias (cada pessoa pode descartar no máximo 5 unidades); ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes (cada pessoa pode descartar no máximo 5 unidades); ponto de coleta de lixo eletrônico (sem limite de quantidade); ponto de coleta de óleo de cozinha usado pelo curso de Engenharia Ambiental (a cada litro descartado é entregue um sabão feito a partir de óleo usado); shows com as bandas The Teachers, Ledbeder e Hardways, feira de adoção de cães de filhotes e cães da ONG Koala interditada, realizada pelo setor de Defesa Animal da Prefeitura de União da Vitória e distribuição de mudas de árvores de espécies nativas.

Para crianças haverá brinquedos infláveis, oficina de brinquedos com materiais recicláveis, pintura de rostos, pintura de desenhos e passatempos com a temática ambiental, brincadeiras e gincanas e orientações de escovação bucal.

Barcos

Até o momento 15 barcos estão inscritos. Qualquer pessoa que tenha barco pode participar, entretanto é necessária uma inscrição prévia, já que todos os barcos recebem uma numeração, um mapa contendo o trecho que deve percorrer na retirada de lixo, luvas, água, sacos para acondicionar o lixo retirado.

Para se inscrever, o proprietário do barco deve entrar em contato pelo telefone (42) 9936-9166 ou pelo e-mail prof.lisandra@uniuv.edu.br.