Richa e presidente Lupion apresentam metas da Cohapar para os próximos anos

·
Atualizado há 9 anos

Reunião com governador
Reunião com governador

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que completa 50 anos nesta quinta-feira (14) irá atender cerca de 100 mil famílias até 2018. A meta foi apresentada pelo governador Beto Richa e o presidente da companhia, Abelardo Lupion, durante reunião nesta quarta-feira (13) no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Participaram diretores da empresa.

Com a meta estabelecida, o Paraná irá dobrar os números alcançados de 2011 a 2014, quando foram atendidas cerca de 100 mil famílias, somadas as moradias entregues, as que estão em andamento e as já projetadas, além da regularização e titulação de imóveis. “Nosso governo foi o que mais investiu em habitação na história do Paraná”, disse o governador. “Ainda há muito a ser feito e, tenho certeza, iremos realizar o sonho de muitas outras famílias que sempre esperaram pela casa própria”, afirmou Richa.

O presidente da Cohapar destacou a ampliação no número de programas da companhia. “Somos hoje a maior empresa estatal de habitação do Brasil e estamos ampliando nossos horizontes. Vamos lançar neste ano nove novos programas na área da habitação”, afirmou Abelardo Lupion. “Além do financiamento no FGTS e os repasses que fazemos por meio do Ministério das Cidades, estamos criando programas próprios do Estado”, disse ele.

SERVIDORES – Entre os destaques, está um programa de habitação para os servidores públicos paranaenses, tanto os estaduais quanto os municipais. “Estamos fechando uma parceria com o Banco do Brasil, que detém a conta dos funcionários públicos do Estado, para financiar 100% dos imóveis, com desconto na folha de pagamento, para os servidores que não têm casa própria”, explicou Lupion. “São eles que nos ajudam a viabilizar as casas, que educam nossas crianças e protegem nossa população, mas muitas vezes não conseguem comprar um imóvel próprio”, disse.

Lupion citou, ainda, a construção de casas para famílias que vivem em área de risco e são atendidas pelo programa Família Paranaense, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Ele também apresentou projetos para diminuir as despesas e capitalizar a companhia. De acordo com o presidente, a Cohapar terá autossuficiência financeira até o final de 2016.