Robôs ajudam no tratamento do câncer de próstata

Os robôs estão se tornando cada vez mais comum na área médica porque eles têm se mostrado muito eficientes em diversos tratamentos e procedimentos. Veja como os robôs ajudam no tratamento do câncer de próstata

·
Atualizado há 5 anos

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, estando apenas atrás do câncer de pele, de categoria não letal. Segundo informações fornecidas pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer, apenas no ano de 2018 foram registrados mais de 68.200 casos de câncer de próstata no Brasil.

Não é em vão que muitas tecnologias têm surgido no tratamento dessa doença. Um bom exemplo são os robôs que ajudam no tratamento do câncer de próstata, desde o diagnóstico até a cirurgia.

Novas tecnologias no tratamento do câncer de próstata

Startups ligadas ao Supera Parque de Inovações Tecnológicas de Ribeirão Preto estão trabalhando com testes de uma nova técnica de diagnóstico desenvolvida por estudiosos da região.

Esta técnica de diagnóstico do câncer de próstata foi criada com base na biologia molecular e inteligência artificial. Ela tem se mostrado capaz de identificar com perfeição formas mais agressivas desse tipo de tumor, o que pode tornar os tratamentos muito mais eficazes, graças a economia de tempo.

Este procedimento visa a prevenção do comportamento biológico tumoral e classificação das possibilidades de metástase ou reincidência da doença, tornando a escolha do tratamento mais adequado muito mais assertiva e poupando, inclusive, os pacientes de tratamentos pós-cirúrgicos muito agressivos.

Como os robôs ajudam no tratamento do câncer de próstata?

Figura 1: www.climedin.com.br
Figura 1: www.climedin.com.br

Grandes centrais robóticas que funcionam através de laparoscopia são capazes de ampliar a região a ser operada em até 15 vezes, tornando os movimentos do médico muito mais precisos.

A precisão que este robô proporciona é tão grande que uma cirurgia que poderia ser mais complexa, levando mais tempo, acaba sendo realizada de uma maneira mais simples e rápida.

Além disso, torna-se muito mais fácil remover a próstata do paciente, mantendo a uretra preservada, o que causa menores índices de incontinência urinária, já que a incontinência se deve a uma pressão na uretra que faz os músculos da bexiga detrusores contraírem muito cedo, conforme informações da EuroClinix.

Outra vantagem dos robôs no tratamento do câncer de próstata é que essas cirurgias são realizadas através de pequenas incisões, ao invés de grandes cortes, o que, além de diminuir os riscos de infecção, ainda reduz a dor durante o processo de recuperação, que também se torna menor.

As cirurgias com robôs são realizadas no Brasil há cerca de 10 anos e, atualmente, o país conta com 40 unidades robóticas distribuídas em diversos hospitais pelo país.

exame-prostata-saude-robo2Os robôs utilizados nas cirurgias de câncer de próstata são comandados por pequenos controles encaixados nas pontas dos dedos. Ou seja, essa tecnologia não substitui o médico, apenas aprimora seus movimentos, tornando seu desempenho muito mais preciso e eficaz.

Quais são as cirurgias que podem ser feitas com o uso de robôs?

Os ganhos promovidos aos pacientes em cirurgias robóticas são muitos, desde a preservação de vasos sanguíneos e nervos, até uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Esses benefícios não são exclusivos dos tratamentos do câncer de próstata e podem ser obtidos em outros procedimentos cirúrgicos, como:

  • Adrenalectomia: remoção de uma ou às duas glândulas suprarrenais;
  • Cistectomia: remoção parcial ou total da bexiga;
  • Nefrectomia: remoção parcial ou total de um rim;
  • Pieloplastia: ligação do rim ao ureter;
  • Prostatectomia: remoção parcial ou total da próstata.

Isso prova que a tecnologia só tem a agregar no nosso dia a dia, em especial quando o assunto é saúde e tratamentos do câncer.

Que tal aproveitar que estamos no novembro azul e cuidar mais da sua saúde, realizando exames de prevenção do câncer de próstata? Sua saúde vale mais.