São Mateus do Sul discute avanços das políticas para pessoas com deficiência

·
Atualizado há 9 anos

????????????????????????????????????
(Foto: Assessoria).

Mais de cem pessoas, entre representantes do governo municipal, de entidades e instituições de São Mateus do Sul, participaram na tarde dessa segunda, 28, do I Encontro Temático Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado no Salão Social da Apae, na Vila Faty.
Durante o evento, que teve o objetivo de trazer reflexões e discussões coletivas para a implementação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, a advogada da Federação das Apaes, Elizabeth Pereira, ministrou uma palestra em que lembrou avanços na legislação e a necessidade de se avançar ainda mais, frente aos desafios na implementação dessas políticas públicas.

Em sua fala, o prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur (PT), ressaltou o aumento do investimento por parte da prefeitura em áreas ligadas ao cuidado com as pessoas e que, por isso, têm relação direta no trabalho realizado junto às entidades e às pessoas com deficiência em São Mateus do Sul. Os avanços sociais dos últimos anos – reflexo do investimento em Assistência Social, Educação e Saúde -, chegaram a colocar o município entre as 20 melhores cidades para se viver, de acordo com estudo realizado pela Austin Ratings, encomendado pela revista Istoé. “Estamos discutindo políticas públicas e queremos envolver a todos. As pessoas com deficiência, suas famílias e as entidades que, de uma forma ou de outra, contribuem para a garantia dos direitos, da cidadania e da qualidade de vida dessas pessoas”, disse o prefeito.

CONSELHO EM DISCUSSÃO

Apesar de São Mateus do Sul ainda não possuir um Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, as discussões para a formação e consolidação do órgão estão ocorrendo. Durante o Encontro, um painel fotográfico montado pela equipe da Apae na entrada do salão – com imagens dos 35 anos da Apae em São Mateus do Sul, demonstrou o clima de otimismo em relação à formação de um conselho específico para o setor. Neste espaço, desejamos, em breve, registrar o início do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência em nosso município, dizia o cartaz.

Em sua fala, a diretora da Apae de São Mateus do Sul, Ieda Ballin, ressaltou o trabalho e as discussões que estão sendo feitas para a criação do conselho na cidade. “Já avançamos muito, mas estamos sempre discutindo para garantir cada vez mais os direitos das pessoas com deficiência. Um dos pontos principais é a cidadania. A criação do Conselho da Pessoa com Deficiência será uma grande vitória e um ponto muito positivo para a garantia dos direitos dessas pessoas em São Mateus do Sul”.

PARCERIA E GARANTIA DE DIREITOS

A prefeitura atua em parceria com a Apae de São Mateus do Sul. Por um convênio de subvenção, a Secretaria Municipal de Assistência Social repassa anualmente R$115 mil para a instituição. Além disso, os alunos têm transporte escolar garantido por equipes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; e recebem, quinzenalmente, visitas do setor de Odontologia da Secretaria de Saúde, que realiza atendimentos e repassa orientações na sede da Apae.

A secretária municipal de Assistência Social, Marina Ledur, ressaltou a importância do investimento no cuidado com as pessoas com deficiência em São Mateus do Sul. “Temos consciência de que a inclusão da pessoa com deficiência é essencial. Estamos discutindo tópicos importantes acerca de políticas públicas voltadas a essas pessoas para que nosso município possa continuar avançando e que as pessoas com deficiência tenham seus direitos garantidos”.