6ª Regional de Saúde de União da Vitória sedia reunião do plano de reconversão e diversificação da cultura do tabaco

·
Atualizado há 9 anos

tabaco-regional-saude
(Foto: Assessoria).

Estão reunidos até essa sexta-feira, 28, no auditório da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, com o Coordenador Estadual do Programa de Reconversão e Diversificação da Cultura do Tabaco, o médico veterinário Alfredo Benatto, chefe da DVVSA/CEVS/SESA/Ctba e a bióloga Tânia Portella, chefe da Divisão de Vigilânica de Zoonoses e intoxicações, cerca de 40 técnicos representantes das Secretarias da Saúde Municipais, Seab e EMATER de quatro regionais – Ponta Grossa, Guarapuava, União da Vitória e Irati, para elaborar o planejamento estratégico das ações e melhorias nas condições de promoção da saúde  para o ano de 2015.

Trata-se da segunda reunião técnica do Grupo de Trabalho – GT TABACO neste ano para também apresentar os resultados e realizar o monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas  pelos técnicos da SESA e dos municípios desde a implantação do programa em 2014, nos 10 municípios  que compõem o projeto piloto  do Plano de Reconversão e Diversificação da Cultura do Tabaco no Estado do Paraná.

O Programa se preocupa com as sub notificações nos casos das intoxicações relacionadas aos agrotóxicos e folha verde. Há clara necessidade de se repensar algumas práticas diversificadas a população que trabalha e/ou depende da produção de tabaco para sobreviver. Depois de elencados e priorizados os municípios que tem maior produção de plantio de fumo, torna-se essencial medidas preventivas onde a saúde pública tenha um novo olhar neste sentido frente a esta população carente. Ainda, realizar o acompanhamento das famílias, no que se refere à assistência básica e no que envolve o meio ambiente.

Em nossa região, dois municípios – São Mateus do Sul e Paulo Frontim – fazem parte do projeto piloto. A representante do município de Paulo Frontim explanou sobre a implantação do protocolo de pesquisa de intoxicações por agrotóxicos, Segundo o Diretor da Regional, Dr Ary Carneiro Junior, esse programa é sem sombra de dúvidas um divisor de águas no que se refere à atenção da saúde do produtor rural, da sua família e do meio ambiente.