Estoque é baixo no Banco de Sangue

Tipagens negativas são as mais carentes na Unidade de União da Vitória

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

AB - na região, não chega à dez o número de doadores que possuem esta tipagem sanguínea
AB – na região, não chega à dez o número de doadores que possuem esta tipagem sanguínea

Aberto até o dia 23, a direção do Banco de Sangue pede ajuda da comunidade para que o estoque de bolsas cresça. Conforme o painel demonstrativo, as tipagens negativas estão em baixa. Os tipos, “AB” e “B” são os mais urgentes. É limitado, também, o volume armazenado dos tipos “O +” e “O –”. Estão em ligeira vantagem os positivos “A”, “B” e “AB”.

Mas, diante de um quando estatístico um pouco instável, o pedido é de auxílio. “Estamos recebendo todos os doadores, de todas as tipagens sanguíneas. Tudo é bem-vindo e queremos fazer um estoque para este final de ano”, lembra o farmacêutico bioquímico Alessandro Savi.

Conforme ele, é justamente nesta época que a demanda cai e o inverso ocorre. Os riscos de acidentes aumentam, bem como o número de cirurgias agendadas. As bolsas, portanto, precisam estar cheias e em boa quantidade.

O Banco de Sangue de União da Vitória atende à Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) e cidades vizinhas à Porto União, bem como a própria cidade, no Planalto Norte Catarinense.

A unidade tem dez mil cadastros mas apenas pouco mais de 1,2 mil doadores efetivos. O número é abaixo do que recomenda o Ministério da Saúde: 3% de doadores para a assistência de quem precisa. Na região, o percentual é de 1%.

Expediente

A unidade em União da Vitória trabalha até o dia 23 e retorna em 5 de janeiro. As doações de sangue podem ser feitas todos os dias, à tarde, a partir das 13 horas.