Hospital São Camilo promove estímulo à doação da Medula Óssea

Evento interno prevê a coleta de amostras para cadastro nacional de doadores. Ação começa às 9 horas de hoje

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Hospital São Camilo (Arquivo JOC)

Direção, funcionários e corpo clínico do Hospital São Camilo, em União da Vitória, estão envolvidos com o evento. Durante toda esta sexta-feira, 22, a Unidade vai coletar amostras de sangue dos interessados na doação da Medula Óssea. A iniciativa é do próprio hospital e tem o apoio do Banco de Sangue e da Comissão de Doação de Órgãos e Transplantes, do São Camilo.

A mobilização começa às 9 horas e, ainda que focado no público que trabalha na Unidade e nos familiares que visitam os pacientes internados, é aberta ao público. A campanha faz parte da Semana do Doador, cujo auge foi no dia 11, na celebração do Dia do Doador. “Queremos muito que as pessoas participem. Precisamos que o doador traga apenas sua carteira de identidade. É uma picadinha bem delicada, quase indolor”, convida e explica a enfermeira geral do São Camilo, Clarice Oszust.

A participação do público é simples: bastam 4 ml de sangue para que o cadastro seja apto e o nome do doador, disponível no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Doadores com idade entre 18 e 55 anos são bem-vindos. “Tomara que dentro da nossa empresa, a gente consiga ajudar alguém. É gratificante fazer esta campanha”, ressalta o assessor administrativo, Rogério de Almeida.

Compatibilidade

A proposta da campanha tem na relação do doador com quem recebe a doação, sua melhor justificativa. A compatibilidade do material, de pessoa para pessoa, é bastante rara. Estudos falam que ela é, em média, de uma chance para cem mil pacientes. Por isso, a importância da doação: quanto maior o número de voluntários, maior a possibilidade de encontros positivos.