Reunião define hoje futuro do Koala Proteção Animal

·
Atualizado há 10 anos

koala-reuniao-uniaodavitoria
(Foto: Assessoria)

Uma reunião envolvendo a prefeitura de União da Vitória, Koala Proteção Animal e os Protetores Independentes de União da Vitória, Vigilância Sanitária e a Uniguaçu acontece hoje para tratar do futuro das instalações físicas da ONG. A reunião será no gabinete do prefeito Pedro Ivo Ilkiv e o horário não foi divulgado pela assessoria da prefeitura. Além de denúncias de maus tratos feitas ao Ministério Público de União da Vitória pelos Protetores Independentes, a sede do Koala termina nos fundos da construção do Posto de Saúde do Bairro Limeira. O prefeito afirmou que quer ajudar o Koala no sentido que possa funcionar num local adequado. “Vamos fazer os canis para que os animais tenham conforto e condições dignas de sobrevivência, enfim, queremos ajudar a Valquíria (presidente do Koala)”, disse o prefeito. No entanto Pedro Ivo não deixou claro se vai mudar a sede da ONG, ou simplesmente readequar o espaço.

O prefeito deu um puxão de orelhas na ONG, dizendo que o Koala precisa ter suas atividades mais organizadas: “Hoje são muitos animais num pequeno espaço, e aquelas casinhas não trazem nenhum conforto aos animais”, explicou Ilkiv. O prefeito disse que nesta reunião quer tranquilizar os protetores e o próprio Koala, mas entende que o Koala não pode ficar com cerca de 200 animais. “Tem que reduzir para que a Valquíria possa atender melhor. Nós vamos manter o convênio, mas vamos exigir em troca a qualidade no atendimento, que o animal possa estar bem alimentado, que possa ter um espaço”.

O que dizem os Protetores

Os protetores ficaram indignados quando entraram na sede do Koala, sob a supervisão da Promotoria Pública. A equipe da Coordenadoria Animal documentou em fotos a situação dos cães e gatos. A principal reclamação é quanto a nutrição dos animais. Muitos estavam subnutridos, doentes e amarrados com correntes a casinhas sujeitas as condições climáticas. Os protetores querem participar e fiscalizar as atividades do Koala, já que a ONG recebe convênios por ser declarada de utilidade pública em União da Vitória.

A Organização Não Governamental (ONG) Koala Proteção Animal de União da Vitória recebeu recentemente uma comissão composta pelos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, somados do diretor e professores das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu). O principal objetivo foi avaliar as condições sanitárias e estruturais em que vivem os animais albergados na instituição. A iniciativa ocorreu em comum acordo com a promotora Juliana Mitsue Botome para solucionar a questão de forma definitiva.

Canil de passagem

A prefeitura de União da Vitória, por meio da Coordenadoria de Defesa Animal, informou que está construindo um canil de passagem na BR-476 (saída para Curitiba). O local exato não foi informado. De acordo com a coordenadora do setor de Defesa dos Direitos dos Animais, Marlene Goulart Jakubiw, a prefeitura já licitou telas e material de alvenaria para a demarcação do terreno e construção dos boxes para os animais. “O canil vai dar tratamento humano para os cachorros. Eu não quero cachorro amarrado. Cada canil vai ter espaço, grama, sombra e local para pernoite. Também terá um espaço com alguns canis para animais debilitados ou em recuperação”, comentou o prefeito. Ilkiv disse que no local serão construídas algumas salas com escritório, depósito para comida, sala de atendimento e primeiros socorros.