Secretaria de Saúde de União da Vitória ministra curso de aprimoramento para vacinadores

·
Atualizado há 10 anos

curso-vacina-uniaodavitoria
(Foto: Divulgação).

“Para que nossos vacinadores, enfermeiros e técnicos em enfermagem tivessem uma noção com mais evidência e atual sobre a vacinação”, atesta a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica de União da Vitória, Marly Terezinha Della Latta. Ter conhecimento sobre a evolução e introdução de novas vacinas, ocorrida nos últimos anos, unindo aprendizado teórico, sobre as formas adequadas de administrar os procedimentos, com observação prática. Esse foi o intuito do aperfeiçoamento administrado pela secretaria de Saúde de União da Vitória, num período de 40 horas entre os meses de junho e julho, com apoio da secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e 6ª Regional.

“Esse curso foi sonhado há muito tempo e pudemos aperfeiçoar o trabalho de 40 profissionais que atuam diretamente no setor de vacinação”, frisa a chefe de Epidemiologia. De acordo com a profissional, a vacina exerce papel fundamental nos quesitos de prevenção em saúde pública. Para isso, acompanhar e ter acesso as informações sobre o assunto é primordial. “É fundamental que nossos profissionais acompanhem as evoluções, novas técnicas e função de cada vacina administrada”, acrescenta. Ainda, no curso houve oportunidade para questionamentos, respostas a dúvidas existentes quando ao setor e dinâmicas de grupo.

Marly sinaliza continuidade nesse processo. “O começo de novas realizações, encontros e atualização”, esclarece com propósito de qualificar o atendimento. “Atender bem os nossos usuários é o objetivo principal.” A profissional ressalta que a vacina não é algo exclusivo para crianças, mas incide sobre a vida de adultos e idosos.

Importância da carteira e informatização

curso-vacina-uniaodavitoria3“Estamos incentivando para que seja guardada como documento do cidadão”, destaca a chefe de Epidemiologia. Segundo ela, instituições de ensino e empresas têm utilizado a carteira de vacinação nos processos de ingresso. Isso, de certa forma, estimula o cidadão em valorizar e procurar manter em dia suas vacinas e preservar melhor sua saúde.

O Ministério da Saúde instituiu o sistema de informatização, desde 2013 em União da Vitória, para realizar o cadastro das aplicações realizadas. O aperfeiçoamento também oportunizou o conhecimento prático de tal serviço, até na troca de experiências entre os profissionais. No último módulo, os participantes do curso visitaram salas de vacinas, nas Unidades Básicas de Saúde, e acompanharam os procedimentos realizados. Tanto na administração de doses, quanto nas conferências das carteiras de vacina, orientações repassadas aos cidadãos e registro informatizado de cada procedimento realizado. “Justamente para aliar o conhecimento teórico com o prático”, atesta Marly.