Vacina contra HPV atinge 85% do público-alvo em União da Vitória

·
Atualizado há 10 anos

A iniciativa vai muito além da superação de tabus relacionados às questões sexuais e incide diretamente sobre a saúde da mulher: receber três doses de vacina, tendo a dose inicial entre 11 e 13 anos, e estar protegida contra o câncer do colo de útero, combatendo o papiloma vírus humano (HPV).  A campanha teve início em março e o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer a vacina, que a integrar a rotina de vacinação, em oito postos de saúde de União da Vitória.

A primeira dose, para as meninas que ainda não receberam, está disponível nas Unidades de Saúde urbanas do Centro (prédio do INSS), Rocio, Limeira, Nossa Senhora da Salete, São Braz, São Sebastião, Conjuntos e São Domingos. Para o interior, a vacina segue com a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) no dia do atendimento médico de cada localidade. A secretária de Saúde, Ivone Suzzim Calgaroto, observa que a questão não tem nada a ver com a facilitação de atos sexuais para as adolescentes e sim com a saúde dessas meninas que, ao serem vacinadas, estarão protegidas não apenas contra o HPV, mas do câncer.

Acompanhe a Secretária sobre a vacinação contra o HPV: 

Conforme a secretária, os dados provam que a vacina superou o mito e foi entendida como aliada da saúde. “Os dados provam isso”, analisa. “Estamos fechando, hoje, com 85% das meninas, dentro dessa faixa etária estabelecida, para receber a primeira dose da vacina”, justifica. Ivone observa que os números provam a consciência dos munícipes e, posteriormente, as meninas serão informadas sobre a segunda e terceira dose.

A aplicação não tem contra indicativos, salvo para meninas que estão utilizando corticoides ou em tratamento oncológico. Ao procurar a Unidade de Saúde basta levar um documento de identificação com foto (RG) e fazer um cadastro. Todo processo leva em torno de 15 minutos, conforme a secretária.

Da Assessoria