Secretaria de Meio Ambiente está promovendo Campanha de Coleta de Óleo Vegetal

·
Atualizado há 8 anos

coletaXoleoA Secretaria Municipal de Meio Ambiente de General Carneiro está promovendo mais uma campanha na cidade. Trata-se da campanha de Coleta do Óleo Vegetal usado. Essa é mais uma ação voltada à preservação do meio ambiente.

A campanha de coleta que já está acontecendo em nossa cidade, tem como objetivo coletar e destinar adequadamente o óleo usado em residências e comércios de General Carneiro.

“Por falta de conhecimento ou alternativa, muitas pessoas acabam despejando essa substância em ralos de pias, no solo, ou colocando no lixo de forma inapropriada. O despejo nas pias pode causar entupimento das tubulações e dificuldade de tratamento; se jogado na água, pode-se espalhar na superfície de rios e represas causando danos à fauna aquática e ao consumo humano; quando jogado no solo pode impermeabilizá-lo e atrair animais perigosos, além de provocar mau cheiro; quando o óleo é lançado no lixo comum de forma inadequada, impede seu reaproveitamento e dificulta a triagem dos materiais”, explica o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto Monteiro.

Há quatro pontos de coleta do óleo vegetal usado em nossa cidade, que são a Escola Municipal Maria José Kukul, no bairro Vila Operária, o Colégio Estadual Izelina Daldin Gaiovicz, no bairro Monte Castelo, Escola Municipal Monteiro Lobato e na Secretaria do Meio Ambiente, no centro da cidade.

Essa campanha está acontecendo devido a Secretaria de Meio Ambiente firmar uma parceria com a empresa GRT – Óleo Vegetal. Uma empresa devidamente licenciada pelo IAP, que possuí cadastro no IBAMA e Vigilância Sanitária e está capacitada para a coleta, armazenagem, transporte, comercialização e destinação final de todo o resíduo coletado.

Desde o início do mandato do prefeito Joel Martins Ferreira, uma das preocupações era em relação a preservação do meio ambiente. O prefeito, através do secretário vem desenvolvendo pequenas ações, mas que são de extrema importância para garantir um futuro melhor para nossas crianças e jovens.

“Nossa cidade sempre esteve com este setor um tanto quanto ausente, e nossa Administração está preocupada com a preservação do Meio Ambiente. Muitas vezes as ações não recebem a atenção que deveria, mas estamos buscando fazer a nossa parte que é conscientizar a população”, destaca Joel.