Secretário de Estado da Defesa Civil visita Canoinhas e inaugura casas

·
Atualizado há 9 anos

casas-canoinhas-inauguracao
(Foto: Assessoria).

O trabalho em conjunto da coordenação municipal e secretaria estadual de Defesa Civil possibilitou a transformação na vida de dez famílias canoinhenses, que disseram adeus ao medo que sentiam todas as vezes que chovia: o de ter suas casas alagadas em razão do volume de água.

As dez casas foram edificadas no bairro Campo D’Água Verde, próximo ao Centro de Educação Infantil Landi Neppel, seguindo um novo modelo de construções que tem entre suas características a praticidade, sem deixar de lado os padrões de qualidade e segurança na obra. “Foi fantástico ver a maneira que as casas foram montadas e a preocupação da equipe em oferecer uma obra de qualidade para as famílias de nosso município. Então esse ato de inauguração é um momento de muita alegria e satisfação para nós da Defesa Civil e principalmente para as pessoas que deixaram as áreas de risco e iniciam aqui uma nova vida”, comenta o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Reis.

As casas modulares foram cedidas pela Defesa Civil do Estado que investiu nas 10 unidades, quase R$ 400 mil, com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. A contrapartida da prefeitura de Canoinhas consistiu na doação dos terrenos e obras de infraestrutura necessárias para a idealização do loteamento. De acordo com o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, estas novas casas fazem parte de uma ação de relocação de famílias de área de risco. “Não é ação de assistencialismo. Estamos dando segurança e promovendo prevenção com o projeto casa modular,” disse durante a inauguração das casas nesta quinta-feira,30.

De acordo com o prefeito, Beto Faria, os efeitos desta ação conjunta entre defesa civil estadual e municipal puderam ser notados durante o período de chuvas no início deste mês. “Além da resposta rápida da Defesa Civil, não precisamos remover ninguém das casas durante as chuvas”, disse Faria que também pediu ao secretário Milton Hobus a disponibilização de mais casas para Canoinhas, possibilitando a relocação de mais famílias.

O deputado Antônio Aguiar também enalteceu o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil em Canoinhas e atenção que o secretário Milton Hobus dá ao município. “Vocês estão de parabéns pelo trabalho que fazem em favor das nossas famílias”, disse Aguiar.

Após a inauguração e visita às casas modulares, foi realizada visita à localidade de Entre Rios, contemplada com um kit de transposição fornecido pela Defesa Civil. Em 2013 a prefeitura iniciou e concluiu o aterro em Entre Rios, na estrada que dá acesso ao Rio D’Areia do Meio, Santa Emídia e demais localidades do Distrito de Pinheiros. O compromisso assumido com a comunidade contemplava esta ação e também a melhoria das condições de tráfego por meio da substituição da ponte de madeira pela ponte em concreto. “É mais uma das metas que foram cumpridas, pensando na segurança da população”, comenta o prefeito Beto Faria.

A ponte possui 12 metros de extensão e cinco de largura. A estrutura permite passagem de carretas carregadas. O kit de transposição custou ao Fundec, pouco mais de R$ 50 mil. A montagem de uma estrutura como essa leva cerca de duas horas. As cabeceiras foram erguidas pela prefeitura, como contrapartida.

O vice-prefeito Wilson Pereira, os secretários municipais de Meio Ambiente, Adinor da Silva, de Habitação, Célio Galeski, de Obras, Bene Carvalho e de Saúde,Telma Bley participaram da inauguração e da visita à ponte em Entre Rios. Os atos também contaram com a presença do gerente de administração e finanças da 26ª SDR, Ricardo Souza de Oliveira, do coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski e do coordenador da Defesa Civil de Três Barras, Valmir de Matos.