Segurança Alimentar: Canoinhas está entre os 12 municípios do Brasil que aderiram ao Sisan

·
Atualizado há 10 anos

imagem
Foto: Ana Nascimento/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Canoinhas foi um dos 12 municípios brasileiros que assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A adesão ao sistema aconteceu durante seminário realizado semana passada em Brasília.

A produção de alimentos e o acesso da população à alimentação saudável é uma das estratégias utilizadas pelo governo para combater a pobreza e a fome.  Com a política de segurança alimentar e nutricional, busca-se fortalecer a agricultura familiar, ofertando serviços públicos e promovendo a alimentação saudável como direito básico da população.

A assistente social e coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras I), Zenilda Lemos de Souza, representou o município no seminário e comentou sobre a importância da adesão do município ao sistema. “Será uma nova forma de trabalhar a segurança alimentar em Canoinhas, com mais programas, projetos e melhorias para a comunidade”, explica Zenilda.

Para o prefeito Beto Faria, a adesão ao Sisan é mais uma das ações que busca melhorar a qualidade de vida da população. “O acesso aos alimentos de qualidade, o fortalecimento de nossa agricultura familiar e todas as ações que a política de segurança alimentar compreende, são fundamentais para o cumprimento de nossa missão, que é cuidar mais de nossa gente, independente da faixa etária, gênero e classe social”, comenta o prefeito Beto Faria.

“É um marco histórico para Canoinhas, estarmos entre tantos municípios brasileiros, consolidando os programas e projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, através da implantação de equipamentos públicos, tais como a Cozinha Comunitária e a Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar, contribuindo para a qualidade da alimentação para a nossa população”, avalia a secretária municipal de Desenvolvimento Social e da Família, Ângela Soares.

Participaram do seminário mais de cem municípios dos diversos estados brasileiros,destes, 12 assinaram o termo de adesão ao Sisan. São eles: Canoinhas (SC), Criciuma (SC), Tamboril (CE), Minaçu (GO), Cândido Mendes (MA), Jaboatão dos Guararapes (PE), Brasileira (PI), Pedro II (PI), Pinhais (PR) e Caxias do Sul (RS).

PAA municipal

O município de Canoinhas, por meio da secretarias  de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Social e da Família já trabalha com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal. Com o programa, o município pode adquirir alimentos produzidos por agricultores familiares sem a necessidade de licitação, em compras de até R$ 5,5 mil para acesso individual e de R$ 6,5 mil por meio de cooperativas de agricultores familiares, destinando os produtos a entidades e programas sociais, além de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para promover o acesso aos alimentos, mais de três mil itens, e o fortalecimento da agricultura familiar, o PAA se desdobra em diferentes modalidades, executadas por vários agentes operadores, entre elas a Compra com doação simultânea. Canoinhas desenvolve o PAA através da Conab, sendo executado pela cooperativa Comsol, desde 2007, na modalidade de compra direta com doação simultânea, envolvendo 28 produtores.