Segurança para alunos: vans têm prioridade em frente de escolas e universidades

Vagas demarcadas são exclusivamente para uso do transporte privado de alunos, porém, muitos pais a utilizam “por um minutinho”

·
Atualizado há 6 anos

Carros particulares não podem estacionar nas vagas de vans, sob pena de multa e perda de pontos na CNH
Carros particulares não podem estacionar nas vagas de vans, sob pena de multa e perda de pontos na CNH

Diariamente, veículos destinados ao transporte escolar e veículos privados disputam lugar em frente de escolas e universidades do Vale do Iguaçu. Mas não deveriam. Afinal, existem lugares demarcados para embarque e desembarque de alunos em vans escolares para que veículos de passeio não possam utilizá-las. E todos os dias as mesmas irregularidades são praticadas, quase sempre pelos mesmos condutores. Isso gera uma reclamação constante dos condutores escolares, que pedem que efetivamente essas vagas sejam exclusivas para veículos devidamente cadastrados e regularizados para o serviço de transporte escolar.

Conforme a Polícia Militar de União da Vitória, quem estaciona irregularmente não tem o direito de brigar com as escolas ou com os condutores de Vans para utilizar o espaço, pois as vagas são para embarque e desembarque de alunos. Segundo o Capitão Juvêncio Antoszczyszyn, do 27º Batalhão de Polícia Militar (27º BPM), estacionar em local não permitido é infração de trânsito. “É uma questão de comportamento dos usuários que vão levar ou buscar os filhos na escola. É a questão da falta de educação, de coerência e falta de responsabilidade para com a segurança de todos, inclusive pessoa que está usando irregularmente para embarque e desembarque dos filhos”, explica.

O oficial militar admite que muitos destes locais destinados às Vans estão mal sinalizados. “Faltam placas e pinturas mais ostensivas para marcar claramente os locais destinados às vans”. Porém, isso não permite que motoristas de carros normais usem essas vagas. “Nós já pedimos que as escolas notifiquem os pais e estamos em sistema rotativo e aleatório, fiscalizando a entrada e saída dos alunos a fim de coibir esse tipo de abuso, mas a consciência tem de partir dos condutores”, disse. O capitão se refere a um bilhete que foi enviado, a pedido da PM, para os pais falando justamente desse problema e alertando sobre autuações nos carros estacionados irregularmente.

Stop and go!

vans-transporteescolar-valedoiguacu (4)No meio de toda a confusão provocada por condutores que insistem em tomar as vagas das vans, surgiram sugestões da criação de uma vaga de parada rápida, chamada stop and go (pare e siga, em tradução livre). A reportagem de O Comércio perguntou sobre a ideia para o capitão Juvêncio. “Isso não tem previsão no Código de Trânsito Brasileiro, aliás, até temos uma previsão no código para embarque e desembarque, mas não requer a formalização de uma vaga para tal”. Ele disse que os condutores têm de se utilizar as vagas existentes.

Já segundo o Secretário de Trânsito de União da Vitória, Augusto Muck, no momento não se cogita nenhuma demarcação de vaga rápida, até porque não teria efeito prático. “Não se tem na Lei, justamente o que tem na lei é o acesso da criança, do aluno, por isso a demarcação de vagas para vans”, esclarece. “Agora não é possível que uma van tenha que desembarcar  ou embarcar alunos no meio da rua, porque tem um condutor que se julga no direito de ocupar as vagas dos veículos de transporte escolar, deve ser um cidadão que não conhece as leis, e é bom estudar e conhecer essas leis”, defendeu o secretário.

Em União da Vitória, a secretaria de trânsito afirma que está adquirindo novas placas de sinalização e comprando tinta que proporcione maior duração e que seja reflexiva à noite. “Vamos ainda melhorar as condições na pista em alguns lugares para que as vans consigam efetuar seu trabalho com segurança para as crianças que transportam”. Muck disse que não é uma daquelas pinturas para o Natal: “A sinalização nova será duradoura e visível, assim esperamos maior conscientização dos condutores de veículos particulares”.

Desculpas e infrações

“É só um minutinho, vou ali e já volto”. Esta é a frase que mais se escuta quando um condutor invade, sem a menor cerimônia, as vagas destinadas às vans em Porto União. O major Silvano Sasisnki, comandante da Polícia Militar de Porto União, confirma que em pelo menos três pontos as infrações de trânsito são mais frequentes: nos colégios São José, Santos Anjos e Cosmos. Por lá, as vans têm que estacionar em fila dupla e contar com a sorte de nenhum aluno sofrer um acidente. “Estamos intensificando as ações em frente a esses três pontos aleatoriamente porque não temos efetivo para permanecer o tempo todos nas três escolas, mas quem é flagrado utilizando o local destinado às vans tem sansões administrativas (multas) e eventuais perdas de pontos na carteira de habilitação”, disse.

Sasinski disse que o ideal seria que os condutores respeitassem a sinalização, até para dar bom exemplo aos filhos. “Não tem desculpa, as três escolas são muito bem sinalizadas, os condutores precisam entender que é obrigação deles obedecerem as regras de trânsito”. O oficial de comando disse que as ações vão continuar enquanto forem necessárias.