Semana começa com chuva nas Cidades Irmãs

·
Atualizado há 9 anos

Previsão meteorológica confirma instabilidade para o Natal. Temperatura fica um pouco mais baixa

Por Mariana Honesko

Ontem, quem foi às compras teve que ir embaixo da sombrinha (Foto: Mariana Honesko)
Ontem, quem foi às compras teve que ir embaixo da sombrinha
(Foto: Mariana Honesko)

O Verão estreou no dia 21 e trouxe muita chuva e irregularidade no tempo. Os primeiros dias da estação devem ser repetidos outras vezes ao longo dos próximos três meses. No Paraná, historicamente, o Verão é bastante chuvoso. Por isso, nas Cidades Irmãs, embora Porto União fique do outro lado da linha, o tempo será idêntico, ora oscilando com aberturas repentinas de sol, ora com “bombas” da água, ao longo do dia. Ontem, a instabilidade obrigou o “passeio” das sombrinhas.

O Simepar, Tecnologia e Informações Ambientais, no Paraná, informa que as chuvas de Verão são frutos das frentes frias que se deslocam pela região. No encontro com a massa de ar quente, a maioria de origem continental, é que a chuva aparece. O Instituto confirma rajadas de ventos mais fortes, tempo abafado e muita chuva.

Combina com a previsão no estado a avaliação feita pelos técnicos do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometereologia de Santa Catarina (Ciram). Conforme a meteorologista Marilene de Lima a frente fria também cobre parte do estado, o que provoca pancadas de chuva com trovoadas. O tempo instável começou no Oeste e Sul, mas já nesta segunda-feira, atingiu as demais regiões. No final de semana, ventos acima de 60 quilômetros por hora e granizo isolados foram registrados.

O Ciram informa ainda que há risco de alagamentos no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Norte e Planalto Norte, onde está Porto União.

Chuva não interfere nas compras

Embora deixe desconfortável a saída de casa e o passeio nas ruas, a chuva Gráfico 13ºparece não atrapalhar as compras na reta final, na véspera do Natal. Mas, conforme o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Luciano Karpovisch, a instabilidade ainda pode assustar e, talvez, comprometer a compra de presentes para quem não é tão próximo, por exemplo. “A chuva sempre atrapalha um pouco, ainda mais que o pessoal deixa as compras para a última semana mesmo”, confirma.

No final de semana, contudo, o horário estendido gerou movimento nas lojas. “E mesmo com chuva, o pessoal estava comprando”, afirma o presidente. “Mas hoje (ontem) o pessoal vai ter que sair com guarda-chuva mesmo”, completa.

As compras aquém do esperado nas primeiras duas semanas de dezembro podem saltar no final da temporada. É que a segunda parcela do 13º salário foi paga na sexta e, com isso, é possível um acréscimo nas compras.

Temperatura cai um pouco, mas ainda está equilibrada. (Foto: Mariana Honesko)
Temperatura cai um pouco, mas ainda está equilibrada.
(Foto: Mariana Honesko)

O tempo nas Cidades Irmãs

Amanhã, dia 24

Muitas nuvens e chuviscos ocasionais. A máxima será de 25º e a mínima, de 14º.

Quinta, 25

Tempo parcialmente nublado com chuvas e trovoadas. A temperatura cai um pouco mas fica na casa dos 24º, a máxima, e mínima de 14ºC.

Sexta, 26

De novo, chuva. Os termômetros marcam 26ºC e a mínima de 14º.

Horário de Natal

Hoje

Até às 22 horas

Amanhã

Até às 16 horas, nas lojas associadas da CDL. Pode ocorrer o fechamento mais cedo (inclusive ao meio-dia) das empresas não-credenciadas.

Sexta-feira

Horário e funcionamento normal

Dia 31

Atendimento até o meio-dia