Seminário discute resíduos das indústrias de papel como insumo agrícola

·
Atualizado há 9 anos

seminario-canoinhas-insumo
(Foto: Assessoria).

Para tratar do uso de resíduos das indústrias de papel e celulose como insumo agrícola, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) reuniu na tarde desta quinta-feira (28), em Canoinhas, técnicos e lideranças ligadas aos setores.

O I Seminário Regional sobre Uso Agrícola dos Resíduos das Indústrias de Celulose e Papel aconteceu na sede campestre do Clube Canoinhas e contou com a presença do secretário regional Ricardo Pereira Martin, representando no ato o governador Raimundo Colombo, secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, diretor de pesquisa da Epagri, Luiz Antônio Palladini, chefe da estação experimental da Epagri Canoinhas, Gilson Gallotti, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel de Santa Catarina (Sinpesc), Irineu Paul.

Participaram ainda do seminário, empresários e funcionários de empresas que mantém contrato financeiro com a Epagri, para fazer experimentos químicos, físicos e biológicos de produtos no uso agrícola. Estiveram presentes representantes das empresas Abbaspel, de Porto União; Companhia Volta Grande, de Rio Negrinho; MWV Rigesa e Mili, de Três Barras; e Cia Canoinhas de Papel, de Canoinhas.

O evento teve como objetivo criar propostas e linhas de ação para o uso racional dos insumos gerados pelas empresas de papel e celulose, contribuindo para o desenvolvimento regional. O Planalto Norte catarinense tem na produção e reciclagem de papel um importante componente para a construção do seu Produto Interno Bruto (PIB) e há 15 anos a Epagri desenvolve pesquisas para aplicar os resíduos gerados pelas empresas como insumos agrícolas.

O engenheiro agrônomo da Epagri e mestre em Ciência do Solo, José Alfredo da Fonseca, explica que a aplicação dos resíduos com o viés agronômico atende os interesses tanto das empresas, para adequar os passivos ambientais, quanto do Estado que gera tecnologias aplicáveis no meio rural.

Secretário regional destacou a importância do evento para região. “Representando hoje o governador Raimundo Colombo, fico muito satisfeito em ver que ações como essa da Epagri dão um rumo certo para nosso povo, nossa gente, pensando num futuro melhor, com mais responsabilidade e oportunidade para todos”, frisou Martin.