Seminário Regional de Turismo Rural na Agricultura Familiar é realizado em Canoinhas

·
Atualizado há 9 anos

seminariorural-canoinhas-agricultores
(Foto: Assessoria).

Aconteceu durante toda essa quarta-feira, 5, no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) em Canoinhas, o Seminário Regional de Turismo Rural na Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense. O evento, envolvendo todos os municípios da região, foi realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte).

Com o objetivo de discutir e planejar ações para o desenvolvimento do Turismo Rural junto as propriedades agrícolas familiares da região, diversas lideranças envolvidas estiveram presentes, representando diversos órgãos do Estado e entidades do Planalto Norte. O encontro também criou o Fórum Regional de Turismo Rural.

Estiveram presentes no evento o gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg; Rosangela Gomes de Castro, da Diretoria de Políticas do Lazer da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado; representante do Programa SC Rural, André Ricardo Polletto; gerente de Assistência Social da SDR Canoinhas, Eleni Baum, no ato representando o secretário regional Ricardo Pereira Martin; secretário de agricultura de Canoinhas, Joércio MIelke, no ato representando o prefeito municipal; além de diversas autoridades de toda região.

Apresentações e Propostas

Às 9h aconteceu a abertura oficial com a presença de autoridades. A partir das 9h30 Marcelo Tokarski, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas fez uma breve caracterização da Região do Contestado e diagnóstico do Turismo Rural na região.

Gilberto Neppel, da Epagri Regional Canoinhas seguiu a programação falando a respeito das implicações da Indicação Geográfica (IG) de Erva-mate no Turismo Rural da região. Em seguida, Rosângela L. Gomes de Castro, da Diretoria de Políticas do Lazer da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte falou sobre possibilidades e oportunidades do Turismo Rural.

André Ricardo Poletto, responsável por Capacitação, Turismo e Salvaguardas Sociais do Programa SC Rural, apoiador do evento, explicou o incentivo do Programa à atividade turística.

Ainda durante a manhã, Cristina Maria Pauli, da Pousada Casa Antigade Campo Alegre relatou sua experiência com Turismo Rural; e Bruno Pansera Espíndola, do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas pontuou sobre pequenos frutos, atrativo turístico e alternativa diversificadora para a produção agroecológica. A tarde, Eliane Strapasson, do Conselho de Turismo de Mafra apresentou a experiência com Roteiros Turísticos.

O gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg explica que durante o Seminário, foram realizados trabalhos em grupos e apresentadas as propostas para o planejamento do Turismo Rural para os próximos anos na região do Planalto Norte Catarinense. “Todas as propostas serão encaminhadas para criação do Fórum Regional de Turismo Rural”, destaca.