Semma lança campanha do “saquinho”

Com o lema “Vai passear com o seu cãozinho, leve um saquinho” secretaria quer conscientizar donos que levam seus cães para passear e não recolhem os dejetos do chão

·
Atualizado há 8 anos

Depois de uma série de reclamações na internet e de uma publicação feita pelo O Comércio nesta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) anunciou uma campanha para que donos de cachorros se responsabilizem pelo o que seu bichinho deixa pelas ruas ou praças da cidade. A intenção de formalizar a campanha já havia sido anunciada pela diretora técnica Lisandra Kaminski nesta semana, e a divulgação ocorreu em um tempo bem curto. Com o lema “Vai passear com o seu cãozinho, leve um saquinho”, a campanha quer conscientizar que os donos de cães levem uma sacola durante o passeio do animal, para que nada seja “deixado para trás”. “Queremos ver se conseguimos mudar essa atitude”, comentou.

De acordo com o Código de Postura do município, os cidadãos não podem fazer o despejo de resíduos sólidos em via pública, contudo, não há especificações sobre fezes de animais. Contando com isso, a Secretaria também está finalizando o Código de Proteção do Animal. O documento será usado para fiscalizar, de forma mais rigorosa, a ação de donos que deixam os dejetos do bichinho no chão.

Nele também será estipulada uma multa. O valor não foi divulgado pela Semma, pois o projeto ainda deve ser encaminhado para a Câmara de Veadores e aprovado, mas no caso de reincidentes o valor será alto, garante Lisandra. “O proprietário é responsável pelo seu cão e deve estar atento”, adverte Lisandra.

Então, agora lembre, quando sair com seu cão não esqueça da sacolinha. Até a aprovação do Código de Defesa do Animal a campanha servirá como forma de conscientização. Após a aprovação, o preço por deixar as fezes do cachorro em via pública poderá ser alto.

Ainda sobre a multa, ela já é aplicada em várias cidades do Paraná. Uma delas é Guarapuava. Por lá a multa pode chegar a R$ 462,50 para reincidentes.

 

Código

Ainda no Código estará prevista a punição para maus tratos aos animais e o registro de cães e cavalos na prefeitura. O cadastro será quase como uma identidade do animal e servirá para controle tanto da Secretaria quanto da Vigilância Sanitária. O registro será para todos os animais da cidade, isso inclui os domésticos. Outra medida que está prevista é a proibição da utilização de animais como tração.