Tecnologia em teste vai permitir ônibus sem motorista

·
Atualizado há 9 anos

Uma tecnologia em fase de testes na Europa vai permitir que dois ônibus circulem virtualmente conectados, através de rede wi-fi, operando como se fossem um único veículo articulado.

A novidade, desenvolvida pela Volvo Buses, é apontada pela companhia como solução para aumentar a capacidade operacional dos BRTs nos horários de pico.

Conectados a uma distância de até dois metros, dois ônibus de 12 metros de comprimento traçarão a mesma rota, parando junto nos pontos e andando na mesma velocidade, com apenas um motorista conduzindo o veículo da frente.

A direção espelhada também é vista como uma vantagem para a segurança viária, já que, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, cerca de 80% dos acidentes em estradas são causados por falhas humanas.

Segundo o executivo, o conceito já foi parcialmente testado nos caminhões e automóveis da marca na Suécia.

Com o piloto automático, um caminhão segue o outro e os motoristas de trás só comandam a direção.

A Volvo também fez experimentos com uma fileira de carros sendo conduzida por um caminhão. A diferença para o modelo desenvolvido para ônibus é que a tecnologia Platoon vai dispensar a presença do motorista no segundo veículo.

O sistema deve chegar ao Brasil após homologação para vendas na Suécia, prevista para 2018. Antes, porém, precisa passar por todas as avaliações de segurança no país-sede da montadora.