Troca-troca vai retirar moradores das áreas ribeirinhas

Prefeitura de União da Vitória e Cohapar viabilizam parceria para ofertar moradia em sistema de troca

·
Atualizado há 10 anos

PArceriaQuem quiser sair das áreas ribeirinhas ou sujeitas a alagamentos, pode trocar sua casa por outra novinha. O prefeito Pedro Ivo Ilkiv e o gerente regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Julio Adilson Pires, assinaram na quinta-feira, 24, parceria para construção das primeiras 50 casas, do total de 388 previstas. O objetivo é oferecer essas moradias às famílias que residem em áreas de risco e preservação permanente. A casa deixada pelo morador passará ao município, que pretende transformar o local em parques e áreas de lazer.

Pedro Ivo Ilkiv destacou que os recursos para o “Troca-troca” serão a fundo perdido, do Programa Família Paranaense, e o morador que aderir ao sistema terá a casa nova sem custos. A prefeitura, nesta parceria, entra com o terreno e auxilia na infraestrutura. Já a Cohapar será responsável pelo cadastro dos interessados e acompanhamento das obras. O prefeito salientou que o Departamento Estadual de Habitação, em parceria com a Companhia Municipal de Desenvolvimento e Habitação (Ciahab), já realizaram o cadastro das famílias interessadas em aderir a proposta.

Essas primeiras unidades habitacionais serão construídas no Bairro São Gabriel, onde está prevista a construção de 168 casas. “O pessoal vai trocar, deixando o terreno que ocupa para o município, e não vão pagar nada pela casa nova”, explicou o prefeito. “As áreas agora habitadas, de forma irregular, serão transformadas em parques e locais de lazer, tanto para evitar novas ocupações quanto para dar mais opção para prática de exercícios, esportes e bem estar para toda a nossa população”, acrescentou.

Além do São Gabriel, a prefeitura e a Cohapar sinalizam interesse em ampliar o número de casas, sendo previstas 388 habitações no total, seguindo essa mesma proposta.