TURISMO: Sim, aqui também tem onde se divertir

Quem visita as Cidades Irmãs ou escolhe continuar nelas durante as férias também encontra opções em entretenimento.

·
Atualizado há 9 anos

Por Mariana Honesko

turismo-uniaodavitoria-portouniao
Rio Iguaçu é um atrativo natural, disponível o tempo todo e de graça. (Foto: Mariana Honesko).

As férias estão quase aí. E, com elas, a viagem dos sonhos ou, pelo menos, aquele descanso curto, de três dias, uma semana. Quem se planejou ao longo do ano, tem no final dele a chance de um longo e satisfatório descanso. E, na contramão da maioria, há quem opte por aproveitar a folga em casa.

Nas Cidades Irmãs, além de quem escolhe usufruir das férias na “terrinha”, tem quem não vai usufruir do período prolongado e, portanto, vai precisar escolher um roteiro curto e local para também se divertir. Quem visita as Irmãs, entra neste pacote.

Pode não parecer mas União da Vitória e Porto União reúnem uma série de atrativos que podem proporcionar o mesmo prazer que uma viagem para o Nordeste ou para parques temáticos, por exemplo. São cachoeiras, imóveis do patrimônio e praças dispostas em locais seguros e de fácil acesso. De maneira especial, o próprio Rio Iguaçu, pela dimensão e possibilidades, já é um atrativo suficiente para garantir a visita de turistas ou o carinho de quem mora perto dele.

As secretarias municipais de Turismo dispõem de material informativo sobre o assunto. Ainda dá tempo para se organizar e apanhar os roteiros: ambos os espaços funcionam até o dia 20 e tem seu retorno marcado para o dia 12, em União, e no dia 20, em Porto União.

Guia nas Cidades Irmãs

Conforme a turismóloga na pasta do Turismo de União da Vitória, a rota das cachoeiras ainda é um importante roteiro da cidade. Anda ao lado desta aposta o city tour e a visitação no Parque Histórico Iguassu (a 30 quilômetros do centro), do jornalista Dago Woehl. “Temos a relação dos guias na secretaria e na agência Sete Ilhas, que é parceira e também oferece os roteiros”, explica Daiane Scolaro.

A cidade também abriu recentemente um leque maior de opções em parques aquáticos e recreativos. É o caso, por exemplo, do Recanto Ágape. Ele fica no Loteamento Furlan, há dez quilômetros do centro. Tem piscina, pedalinho, chalés e tanques para pesca. Conforme a equipe, não há mais reservas para o Ano Novo: leitos e espaços estão ocupados, em sua totalidade.

Ainda dentro da área urbana, embora um pouco mais distante, está o Parque Aquático Tchiboom, na vizinha cidade de Paula Freitas. Em 15 minutos – do centro de União – já se encontra o recanto. O local oferece atrações para crianças e adultos, de maneiras distintas. Na pacata Porto Vitória, outra vizinha, a 15 minutos do centro, é possível visitar a cachoeira – cartão postal da cidade – e desfrutar de pousadas coloniais, com café igualmente típico.

Já em Porto União as opções se desdobram e no aspecto rural, promove a exploração de pousadas nobres. Elas estão no distrito de Santa Cruz do Timbó e oferecem uma série de atrações paralelas, que vão desde passeios a cavalo à pescaria na beira do rio. A maioria delas fica próximo de grandes cachoeiras, que podem ser acessadas de maneira rápida e segura. “As cachoeiras inclusive agora estão bem sinalizadas”, lembra o secretário da Cultura e Turismo, José Carlos Gonçalves.

turismo-uniaodavitoria-portouniao4
Gonçalves aposta no movimento maior no final de ano: roteiros disponíveis na secretaria, com direito à guia turístico

Neste campo, as quedas do KM 13 e Rio Bonito tem sido especialmente visitadas. Quem opta por passeios na área urbana, pode gostar da Estação Engenheiro Mello. Ela está desativada mas bem conservada e tem o primeiro túnel, a partir da Estação União, próximo, a 500 metros da arquitetura. De cunho religioso, além das igrejas antigas – como a de pedra, em São Miguel da Serra – há também o Parque Monge João Maria. “Visitado por gente do Brasil inteiro”, lembra o secretário. O parque está no centro, na Rua Sete de Setembro.

A recém-inaugurada Via Sacra, no aceso ao Morro da Cruz, também deve receber um bom fluxo de visitantes em sua estreia como atração. “O que pedimos é que as pessoas cuidem de todos estes espaços. O espaço é público, de todos”, lembra Gonçalves.

Secretaria faz levantamento

Em Porto União, um levantamento mais profundo sobre o número de visitantes deve ser realizado neste ano. Nenhum atrativo da cidade dispõe de um livro de registro. É diferente de União, por exemplo, que no Morro do Cristo, oferece a cartilha e controla a partir dela o fluxo que sobe a escadaria.

No lado catarinense, a parceria é com restaurantes e hotéis. A ideia, conforme o secretário, é saber quantos e quem são os visitantes da cidade.

De graça, para todos

turismo-uniaodavitoria-portouniao5O Rio Iguaçu banha as Cidades Irmãs. Além de bonito, ele permite o trânsito de embarcações e mais recentemente, tem sido carinhosamente escolhido para manobras de moto aquática (Jet Ski). Para quem não é fã do estilo radical, a pescaria é bem-vinda.

O Iguaçu dispõe de peixes pequenos mas, conforme os pescadores de plantão, bastante saborosos. Ao longo de sua extensão, na área urbana, há diques e rampas de acesso. A atração é pública, pode ser usada quando quiser e é de graça.

Onde encontrar mais informações

www.turismoportouniaodavitoria.com.br

ondeficaportouniao.blogspot.com.br

(42) 3523 1413, Secretaria do Turismo de União da Vitória

(42) 3522 0649, Secretaria do Turismo de Porto União

Guias turísticos

A Secretaria de Turismo de Porto União oferece uma relação de nomes que podem ser procurados para a execução das rotas. Os guias não têm transporte próprio mas podem conduzir os visitantes. Alguns telefones estão disponíveis para outras informações: (42) 9136-5022, 9131-4731, 9135-2390 e 9984-4443.