UNIÃO DA VITÓRIA FAZ 128 ANOS

·
Atualizado há 6 anos

Cruzamento da Avenida Manoel Ribas com a Rua Carlos Cavalcanti
Cruzamento da Avenida Manoel Ribas com a Rua Carlos Cavalcanti

Coincidentemente, aquela brincadeira na rede social do “Diz que é de tal lugar mas não conhece tal coisa”, caiu como uma luva para União da Vitória. É que basta ver as postagens de quem é da terrinha para entender como ela está diferente. Obviamente, o saudosismo pode falar mais alto: alguns podem lamentar a falta disto ou daquilo. Mas as mudanças são assim, o fim de um ciclo para o nascimento de outro.

Hoje, a cidade que completa 128 anos está realmente mais madura, tanto no “RG” quanto na capacidade de enfrentar o crescimento e seus desafios. Desde a cheia de 2014, por exemplo, nasceram estudos para conter as inundações – algo improvável em 1983, quando o Iguaçu se agigantou e deixou o Vale ilhado. A cidade, de mãos dadas com Porto União, sua eterna Cidade Amiga, se tornou um polo universitário, com cursos de referência para o País todo.

União continua sendo atraente do ponto de vista turístico, mesmo com lições de casa para fazer neste sentido. É uma cidade pacata – o que agrada a muitos – mas que sabe deixar de ser assim, pequenina, quando precisa. União tem festas típicas, é palco para grandes shows, para grandes campeonatos. Até futebol americano tem na cidade! Claro, tem quem prefira o “Iguaçuzãooo”, mas mesmo sem a Pantera do Vale, o povo sabe se divertir. União da Vitória não é um grande centro, não tem tudo, mas está entre as 50 melhores cidades para envelhecer no País. Segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade de 2017, por exemplo, quem tem mais de 60 anos pode rumar para cidades pequenas – como União da Vitória – onde a qualidade de vida está garantida.

UNIÃO DA VITÓRIA

Ver dados da cidade com o piloto

Como fica o feriado no Vale do Iguaçu

Quem mora em União da Vitória comemora junto seu aniversário. É que hoje, é feriado, o que deixa os órgãos públicos e boa parte das empresas fechadas. Funcionam nesta terça, em regime de plantão, os serviços essenciais, como a saúde. Quem precisar de atendimento, deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no centro. Na rede de ensino municipal e estadual, só haverá aula amanhã, 28, e na quinta, 29. Não há expediente também em bancos e Correios. Na sexta, por conta da Sexta-Feira Santa, também é feriado (este, contudo, contempla o País todos, logo, Porto União também). O transporte coletivo fará as linhas de feriado no aniversário da cidade.

Coronel Amazonas
Coronel Amazonas

Aproveite o aniversário!

Depois de um final de semana cheio de atividades, a terça-feira, quando a cidade completa 128 anos, as atividades começam às 9h, com o hasteamento da bandeira, na Praça Coronel Amazonas. À tarde, às 15h, o governador Beto Richa vem à cidade assinar a ordem de serviço para o início da construção da Ponte José Richa. À noite, às 19h30, a nova unidade do Sesc/Senac (evento não aberto à comunidade), será inaugurada. A sessão da Academia de Letras Vale do Iguaçu (Alvi), marcada para às 17h, na Câmara de Vereadores, foi cancelada.

Coronel Amazonas

Ele chegou em União da Vitória em 1880. O coronel foi o responsável por trazer à região os primeiros imigrantes europeus, além de implantar a navegação a vapor no Rio Iguaçu, que levava as mercadorias e o gado produzido na região a outras localidades.