União da Vitória tem novo prefeito

Prefeito Santin Roveda se afasta por 25 dias para compromissos internacionais e 10 dias de férias

·
Atualizado há 5 anos

santinroveda-prefeito-uniaodavitoria (1)Em solenidade informal de transmissão de cargo, o prefeito Santin Roveda (PR-PR), repassou o comando do poder Executivo para as mãos do seu vice, Bachir Abbas (sem partido), na tarde desta quinta-feira, 1º. O prefeito Santin cumpre agenda internacional em Madrid e Barcelona, na Espanha, e em Frankfurt, na Alemanha. Depois, o prefeito ainda gozará de 10 dias de férias. Bachir Abbas assume a condição de prefeito pelos próximos 25 dias.

Conforme Santin, as viagens internacionais são se interesse do Município. “Dia 06 eu embarco para Madrid, para representar União da Vitória que é uma das cidades brasileiras convidadas para participar do lançamento do Pacto Global das Nações Unidas – City Partnerships Challenge. É importante para União da Vitória marcar sua presença no Conselho Mundial da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos), representar as cidades paranaenses engajadas no projeto City Partnerships Challenge e participar da formação de uma rede de cidades conectadas pelo projeto“, defendeu.

Roveda também passa por Barcelona, onde acompanha o Secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Ricardo Barros, e outros oito prefeitos paranaenses em um evento mundial das Cidades Digitais. “Nós estamos na linha das cidades digitais e isto vai ser um ponto muito importante para o desenvolvimento da cidade. Estamos na era da Internet das Coisas, que vai gerir desde o sistema de sincronização de semáforos até utilidades que objetivam melhorar a performance das cidades, criando softers e soluções inteligentes”, explicou rapidamente.

No dia 12 de novembro, Roveda vai a Frankfurt, na Alemanha, onde integra a missão do Território Iguaçu, onde participa de uma série de reuniões com a participação de prefeitos e empresários brasileiros.  “E depois dessa maratona eu vou tirar dez dias de férias. Saio tranquilo porque sei que o Bachir é honesto, trabalhador e vai seguir essa linha que nós dois adotamos desde o início da nossa administração”, disse.

santinroveda-prefeito-uniaodavitoria (2)O prefeito interino, Bachir Abbas, disse que se orgulha de pelo menos durante 25 dias poder mostrar seu trabalho na cadeira mais importante da administração. “Vamos seguir com as obras e atacar novas frentes. E uma das mais importantes é sobre o Cine Teatro Luz. Nesta época do ano a população cobra muito sobre aquele patrimônio, pois é tempo de colação de grau, apresentações natalinas e outros eventos. Então, meu primeiro compromisso é sentar com a Reitoria da Uniuv e resolver a questão do Cine Teatro de uma vez por todas”, disse.

Bachir se disse humilde, descendente de mascates que desbravara a região e, especialmente, União da Vitória e demonstrou orgulho por ser peça importante da administração. “Eu nunca me imaginei prefeito, mas é bom mostrar que eu sou parceiro do Santin e que também estou aqui trabalhando, desde a Secretaria de Cultura e atento em todos os passos desta administração”, lembrou Bachir.

Sobre o Programa Cidades da ONU

O Programa Cidades recebeu mais de 150 solicitações de adesão à City Partnerships em todo o mundo nesta primeira etapa. No Brasil, há dois grupos viáveis: um no Paraná e outro em São Paulo. Há também grupos de cidades inscritas na África, na Índia e na região do Pacífico.

Esses grupos serão anunciados durante a recepção organizada pelo Programa Cidades e cidade de Madrid – o Paraná é representado no evento pelo Governo do Estado e por alguns prefeitos convidados.

Os objetivos da recepção de rede de cidades da City Partnerships organizada pelo Programa Cidades e cidade de Madrid são:

  1. Promover a parceria entre Madri e Programa Cidades em apoio às parcerias entre cidades da região.
  2. Promover a primeira onda de agrupamentos cidades que vão participar da City Partnerships Challenge a ser implementada a partir do início de 2019 (o primeiro grupo de cidades deverá ser do Paraná, demonstrando mais uma vez o protagonismo histórico do Estado com as agendas globais de desenvolvimento sustentável)
  3. Promover o Hub Local 2030 que será estabelecido pela cidade de Madrid – o Hub do Paraná foi instalado dia 21 de setembro último no Chapéu do Pensador da Copel.