União da Vitória terá campus da Universidade Federal do Paraná

Interiorização da UFPR beneficia União da Vitória e Jandaia do Sul

·
Atualizado há 9 anos

UFPR A concretização da condição de cidade polo universitário está cada vez mais real. O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv (PT), anunciou com exclusividade para O Comércio o processo de interiorização da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que beneficia diretamente o município. De acordo com o chefe do Poder Executivo, por intervenção da senadora Gleisi Hoffman, a cidade de União da Vitória passará a contar com pelo menos cinco cursos. “Eles chamam de enxoval de cursos que são oferecidos para o interior do Paraná. Nós [União da Vitória] fomos incluídos com Jandaia do Sul para receber essa estrutura”, explicou o prefeito, que afirmou ainda que a interiorização já está no orçamento de 2015 da UFPR.

Ainda de acordo com Ilkiv, a Universidade fará uma pesquisa de mercado para a definição dos cursos. “Aquilo que o mercado achar necessário, importante, será implantado”, disse. O prefeito afirmou não saber quais serão esses cursos, mas a definição se dará por cursos que não estão saturados ou que não existam na região. “O Governo Federal têm procurado não atender cursos que são massificados na cidade. São cursos novos, dentro de uma nova realidade que a tendência de mercado está apontando”, especulou o prefeito.

Estrutura física

Ilkiv declarou que pretende conversar com a reitoria da Uniuv para aproveitar, em um primeiro momento, a estrutura física da Instituição. O prefeito disse que de manhã e de tarde há menos ocupação do espaço e pretende encontrar um jeito de acomodar os cursos da UFPR. “Eu confesso que ainda não conversei com os novos reitores. Quero aproveitar a experiência do professor Jairo Clivatti, para estudar se há possibilidade de funcionamento dos cursos que logo estarão disponíveis”, disse.

Polo de ensino técnico e superior

O otimismo do prefeito se justifica pela implantação de algumas instituições de ensino que já estão transformando a região. Além da Uniguaçu, Uniuv, Unespar e UnC (essa em Porto União), Ilkiv destaca o início do funcionamento do Instituto Federal do Paraná (IFPR). “É uma escola técnica de primeiro mundo. O primeiro módulo de um total de cinco já está pronto. Assim que for inaugurado as aulas saem do prédio da Uniuv para local próprio”, lembrou. O prefeito disse que com o campus da UFPR finalmente a cidade conquista de vez o status de cidade polo em educação técnica e superior.

Outro passo importante foi a reativação do sistema “S” em União da Vitória, com o Senai, Sesi e Senac. Além da proximidade com Porto União é um ótimo sistema de aprendizado profissionalizante. O prefeito afirmou que toda a região e outros estudantes do País já adotaram União da Vitória para estudar e morar, gerando maior volume na economia.